Mediadores de conflitos nas escolas

RIO - Alunos e educadores de 50 escolas municipais da capital fluminense participarão de um projeto que tem a finalidade de solucionar problemas de conflito em ambiente escolar. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, da organização não governamental Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e da Petrobras.

O trabalho se baseia no conceito de Justiça restaurativa, que funciona em chamar as partes interessadas de um conflito para debater a melhor maneira de solucioná-lo. A iniciativa vem sendo desenvolvida em escolas paulistanas desde 2006. Segundo a gestora de Responsabilidade Social da Petrobras, Luciane Pires, o aumento dos índices de violência em ambiente escolar resultou na replicação do trabalho no Rio de Janeiro.

- A questão da violência é um problema que preocupa a todos os brasileiros. O projeto surgiu como uma ideia criativa e original de envolver as escolas e os educadores com o intuito de formar facilitadores que possam trabalhar no combate à violência dentro das escolas - explicou.

De acordo com a gestora, o trabalho pretende atender 900 pessoas até o final de 2012, sendo 750 alunos e 150 educadores. A equipe de apoio contará com professores, assistentes sociais, psicólogos e profissionais de comunicação que promoverão "círculos restaurativos" diante de situação de conflitos dentro das instituições de ensino, trazendo soluções que substituirão medidas punitivas por soluções alternativas.

Para a psicóloga idealizadora do projeto, Mônica Mumme, o desafio está no desenvolvimento, de forma gradativa, da melhora comportamental dos jovens.

- O desafio é fazer com que, gradativamente, uma discussão sobre não punição e de responsabilização vá entrando na escola de forma orgânica. E também trazendo todo o conhecimento a respeito das relações sociais. Tentaremos trabalhar de uma maneira em que a pessoa perceba uma forma não violenta e não punitiva de resolver os conflitos e demais problemas - explicou.

----------------------------------------------------

É uma inciativa oportuna e, a nosso ver, necessária. Experiência smelhante está em andamento em escola da periferia de Brasília e com ótimos resultados.

Aguardo seu comentário.

Comentários

Pacman disse…
Entretanto, o que muita gente realmente sinto falta é o clássico que foi destaque em vários sítios Internet onde você pode realmente jogar Pacman online. Portanto, se você é alguém que se lembra o velho jogo e eu estou muito interessado em reacender a sua capacidade de jogar, então definitivamente faz sentido olhar para este jogo na primeira oportunidade possível.
Anônimo disse…
Oii tudo bem?? Passei aqui para dizer que gostei muito do seu blog!Se tiver tempo dá uma passadinha no meu ok?

Blog: www.amoreoutrasdrogas.blogspot.com

Obrigada!!
Caro colega gostaria de dividir com você um Projeto que trabalhamos no Ceará, este chama-se Professor Diretor de Turma, ele trabalha formação para a cidadania com o intuito inclusive de combater problemas de vioolência na escola. Caso queira conhecer acesse nosso blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo