Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2012

Desilusão e perseverança

A desilusão pode nos visitar a qualquer momento, mas se estivermos focados na realidade e tivermos a consciência tranquila, a perseverança fará que vençamos, pois o amanhã sempre será diferente do hoje (Marcus De Mario).

Oportunidades

Trabalhar em excesso à procura de vantagem financeira é perder as oportunidades de bem viver e de partilhar emoções com aqueles que nos amam (Marcus De Mario).

Divulgando seminário

Ontem, 24/01, cumprindo o cronograma, postei, pelo IBEM, correspondência para as escolas particulares e secretarias de educação do Circuito das Águas Paulista, convidando para o 1º Seminário Novo Rumo para a Educação, que será realizado na cidade de Serra Negra, no dia 10 de março. Estou muito feliz e espero ampla mobilização para encher o auditório do Radio Hotel Resot & Convention, bem no centro da cidade, onde vamos estudar o tema central "A Pedagogia da Sensibilidade e a Humanização da Escola". E com um detalhe importante: teremos a participação do José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal). Informações e inscrições em www.educacaomoral.org.br.

Enem: o que não está sendo discutido

Vejamos a nota publicada na mídia a respeito do Enem: O Ministério da Educação decidiu, na tarde desta sexta-feira (20), cancelou a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente. Em nota, o ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. As duas edições seriam independentes uma da outra. "Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012, sobrecarregaria as "estruturas logísticas do exame", diz o comunicado. -------------------------

Todos juntos e misturados na escola

Em SP, escolas oferecem ensino interdisciplinar; no Rio, crianças de várias idades dividem espaço ----------------------------------------------------------------------------------- Leia a reportagem abaixo publicada no O Globo Educação, mostrando que o que sempre sonhamos e trabalhamos para concretizar já é realidade. ----------------------------------------------------------------------------------- http://oglobo.globo.com/educacao/todos-juntos-misturados-na-escola-3677448

Bullying na internet é problema global

Mais de 10 por cento dos pais ao redor do mundo afirmaram que seus filhos sofreram bullying na Internet e quase um quarto conhece um jovem que já foi vítima das intimidações na Web, segundo uma pesquisa da Ipsos/Reuters. Mais de três quartos das pessoas questionadas na pesquisa global consideraram o ciberbullying diferente de outros tipos de perseguição e disseram que ele merece atenção especial e esforços de pais e de escolas. "Os dados mostram claramente um apetite entre pessoas ao redor do mundo por uma resposta direcionada ao ciberbullying", disse Keren Gottfried, da empresa de pesquisas Ipsos, que conduziu a pesquisa. Ela acrescentou, contudo, que depende dos educadores agir de acordo com essa demanda. A pesquisa online, que englobou mais de 18 mil adultos em 24 países, dos quais 6.500 são pais, mostrou que o veículo mais utilizado para o ciberbullying são sites de redes sociais como o Facebook, citado por 60 por cento das pessoas. Aparelhos móveis e salas de bate-papo n

Educar os sentimentos

Nunca foi dito que educar os sentimentos é uma tarefa fácil, mas nem por isso pode ser adiada indefinidamente, pois cada dia que deixamos passar na ampulheta do tempo representa uma eternidade para a alma. Assim, é melhor começar hoje, mesmo agora, controlando impulsos e deixando desabrochar virtudes. Todos somos filhos de Deus, e todos fomos criados com maravilhosas potencialidades que ainda dormitam em nosso ser (Marcus De Mario).

Amigos

Gastamos tempo e energia em conquistar posição social, casa própria, melhor situiação financeira e outras coisas que, na verdade, não são essenciais. E a vida vai passando e começamos a sentir um vazio na alma. É que esquecemos de usar o tempo e a energia para conquistar amigos e guardá-los em nosso coração (Marcus De Mario).

Deus e consciência

Nunca somos desamparados por Deus, mas é da Sua lei que ninguém pode fugir à própria consciência (Marcus De Mario).

Seminário sobre educação

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Novo Rumo para a Educação - Serra Negra/SP, que acontecerá no dia 10 de março com o tema A Pedagogia da Sensibilidade e Sua Aplicação na Educação Básica. Com a participação do Prof. José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal). A realização é do Instituto Brasileiro de Educação Moral - IBEM. Informações e inscrições em www.educacaomoral.org.br.

Escolas públicas podem ter vigilância eletrônica

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2100/11, do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), que obriga as escolas públicas a instalar um sistema interno de vigilância eletrônica. Segundo o autor, a intenção é diminuir não só a violência física nas escolas, mas os casos de humilhação, ameaça e desrespeito. Bornier afirma que os cursos de formação para docentes não têm conseguido reduzir o problema e que a vigilância eletrônica seria um “controle eficaz sobre a atuação dos professores, inibindo qualquer atitude intempestiva contra as crianças.” De acordo com a proposta, o Ministério da Educação deverá regulamentar a responsabilidade de fiscalização e as penalidades cabíveis caso a lei seja descumprida. Pelo texto, as escolas terão 180 dias para se adequarem à exigência. ------------------------------------------------------------------ Essa notícia vem da Agência Câmara e esclarece que o Projeto ainda vai tramitar em algumas comissões, podendo, inclusive, nem chegar ao plenário para votação. De qua