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Mostrando postagens de agosto, 2012

Seminário Novo Rumo para a Educação

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Professores e Educadores têm um encontro marcado em Nova Iguaçu. 10 de novembro de 2012 2º SEMINÁRIO NOVO RUMO PARA A EDUCAÇÃO Tema Central A Pedagogia da Sensibilidade e a Humanização da Escola Veja só quem estará presente: José Pacheco - Doutor em Educação, Ex-Diretor da Escola da Ponte (Portugal). Marcus De Mario - Educador, Diretor do IBEM. Ronaldo Gomes - Psicopedagogo, Professor da UNISUAM, Diretor do IBEM. Cleide Arantes - Pedagoga, Professora Especialista em Educação Infantil. Eles vão fazer as seguintes abordagens: Pedagogia da Sensibilidade - Palestra - Marcus De Mario Interferindo Humanamente na Escola - P alestra - José Pacheco Aplicação da Pedagogia da Sensibilidade em Sala de Aula - Oficina - Marcus De Mario A Escola da Ponte, Um Caminho Possível - Oficina - José Pacheco Como Desenvolver os Sentimentos na Educação Infantil - Oficina - Cleide Arantes Como Trabalhar Conflitos na Escola - Oficina - Ronaldo Gomes O 2º SEMINÁRIO NOVO

ReConstruir, a revista do educador, edição de agosto

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Leia a edição de agosto da revista ReConstruir, a revista do educador: www.educacaomoral.org.br/reconstruir.

Escola investe em livros e participação

Transcrevemos abaixo parte de reportagem do G1, com mais um exemplo de escola de qualidade. Quando direção e professores querem, é possível acontecer. "A escola pública municipal Ana Araújo, localizada no município de Alfredo Chaves, na região Litoral Sul do Espírito Santo, foi a que apresentou a nota mais alta entre as instituições do estado, segundo a avaliação feita pelo Ministério da Educação (Mec), por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Mesmo sem equipamentos tecnológicos, a nota da escola ficou acima da média nacional, com 7,1 pontos até a 4ª série e 5,2 pontos até a 8ª série. Os professores usam a criatividade para levar os estudantes ao bom desempenho. Para a professora de português Ana Claret, o segredo do sucesso da instituição está no tamanho das turmas, com um máximo de 30 alunos, e na participação em sala de aula. "Eu deixo que eles construam e depois faço minha inferências. Conhecendo bem cada um, consigo tra

Escola em horário integral

Deu no Jornal do Brasil: A presidente Dilma Rousseff destacou hoje (20) que o Programa de Ensino Integral Mais Escola oferece educação em dois turnos em 32 mil escolas públicas de todo o país, sendo que em quase 18 mil delas a maioria dos alunos é beneficiário do Bolsa Família. “Nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores e assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte”, disse. No programa semanal de rádio  Café com a Presidenta , ela explicou que, no turno complementar às aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico, sobretudo em áreas como português e matemática. A escola oferece ainda atividades como música e esportes , que ajudam na concentração e na disciplina dos estudantes. --------------------------------------------------- A notícia parece muito boa, mas o que é mesmo educação integral em horário integral? Será que contraturno é sinônimo d

Resultados do Ideb: Avanços e Desigualdades

Reproduzimos texto da reportagem publicada pelo G1 em 15/08/2012. O Brasil superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2011 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano), mas apenas igualou a meta projetada para o ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira, 14 (veja gráfico ao lado). Mas os resultados são muito desiguais considerando municípios e escolas individualmente: 39% dos municípios e 44,2% das escolas estão abaixo da meta. O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso q

27% dos Brasileiros são Analfabetos Funcionais

Pesquisa divulgada pela OnG Ação Educativa, em colaboração com o Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, indica que 27% dos brasileiros são analfabetos funcionais. Isso significa que, se quatro brasileiros, cada um com um manual de sobrevivência na mão, têm cinco minutos para lê-lo, num barco que está afundando, um deles morrerá. A pesquisa toma por base os 130 milhões de brasileiros com idade acima de 15 anos. Estamos falando de 32,5 milhões de brasileiros despreparados para trabalhos que exijam o domínio de textos e de cálculos com média complexidade. Desde 2001 as duas organizações pesquisam o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf). O Inaf considera três níveis de alfabetização: a rudimentar, que permite ler um anúncio e operar com pequenas quantias; a básica, que possibilita ler textos mais longos e vencer operações como as que envolvem proporções; a plena, que contempla níveis mais altos de análise de textos e de operações matemáticas. A pesquisa descobriu que mesmo

Municípios não investem em educação

Dos 5.564 municípios brasileiros, 1.234 estão com acesso bloqueado às transferências de convênios federais. Isso totaliza 22,1% dos municípios, que este ano não poderão utilizar os recursos de programas federais como o Caminho da Escola e o Proinfância. Isso porque não cumpriram com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados são do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). Desse total, 1.192 municípios são considerados inadimplentes, pois não informaram os dados referentes a 2011, e 42 não comprovaram o investimento mínimo de 25% de suas receitas em educação, como exigido pela constituição. O cálculo para o investimento enm educação é feito considerando a arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com o Imposto de Circulação de Mercadorias e Seviços (ICMS). O problema é que muitos municípios tentam burlar o sistema, inserindo outras receitas, o que é ilegal, e também maquiando despesas, que nem sempre tem a ver com investimento em edu

Crianças fora da escola

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em seu relatório global, informa que 61 milhões de crianças estão sem acesso ao Ensino Fundamental em todo o mundo. Metade dessas crianças estão na África Subsaariana, e outro grande contigente no Caribe, América Latina e Ásia. Segundo a Unesco, 47% dessas crianças nunca entrarão na escola, o que significa mais de 28 milhões de pequeninos, 26% (mais de 15 milhões) entraram e saíram (evasão) e 27% (mais de 16 milhões) começarão a estudar mais tarde. O relatório mostra que quem não estuda geralmente faz parte de grupos sociais marginalizados, pobres e de áreas rurais ou pertence a minorias étnicas, raciais e linguísticas.