Porque Devo Fazer Minha Parte

Nem sempre percebemos a importância da ação individual no contexto coletivo. Acreditamos que somos tão insignificantes no meio da multidão, que esquecemos que a não presença dos indivíduos torna impossível a existência da multidão.

A montanha só existe porque milhões de grãos de areia, terra e outros minerais se aglomeram, compactam e tornam possível a maravilha que se ergue ao céu.

O mar só existe porque milhões de gotas de água se confundem num todo, dando origem à riqueza diversificada das profundezas oceânicas.

Assim também a sociedade humana, formada por milhões de indivíduos.

Fazer a minha parte é fundamental em todos os setores da vida e, especialmente, fundamental na questão do equilíbrio e preservação do meio ambiente.

Parece não ter nenhum efeito jogar o copo descartável no chão, ou despejar o lixo na beira de um córrego, afinal é apenas um copo, um único saco de lixo. Tem muito efeito, sim. Porque não sou apenas eu que faço isso, são milhares de pessoas, todos os dias, e tudo que se acumula, que vai se juntando, forma algo grandioso: toneladas de lixo nas ruas, bueiros entupidos, rios assoreados, enchentes.

Cortar a árvore existente no quintal ou no jardim, pois suas folhas dão muito trabalho, todos os dias, para serem varridas e recolhidas, parece um ato isolado que a ninguém afeta. Engano! Eu corto, o vizinho corta, o condomínio da esquina corta: eis o efeito dominó desequilibrando o sistema ecológico que sustenta a vida no planeta.

Devo fazer minha parte porque a sustentabilidade da vida não depende apenas dos outros ou dos órgãos públicos, depende também de mim, das minhas ações, da minha consciência sobre o planeta e a vida.

E posso começar não sujando mais as ruas e cultivando flores e plantas em minha casa, nas janelas e em todos os espaços que recebam luz natural. Posso também adotar uma praça pública, ajudando a conservá-la e, em conjunto com a administração pública, arborizando-a.

Fazer a minha parte é fundamental para combater o efeito estufa e toda espécie de poluição.

Posso combater o desperdício de água aprendendo a tomar banho em apenas cinco minutos, desligando o chuveiro enquanto faço a higiene corporal, só ligando-o novamente para o enxague.

Procuro, todos os dias, fazer minha parte. Você está se esforçando em fazer a sua parte?

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo