Miopia da Mídia

Dê uma passada nos principais sites de notícias, sejam eles portais independentes ou vinculados a mídias impressas (jornais e revistas), e clique em "educação" - isso é, quando existe esse link no menu -, e você, caro leitor, verificará que a maioria considera que educação é sinônimo de vestibular. São notícias e mais notícias ligadas a vestibulares e faculdades, e quase nada com relação ao ensino médio, ensino fundamental e educação infantil.

É triste observar que a mídia possui a mesma miopia do Ministério da Educação, que relega o ensino básico para as esferas estadual e municipal, numa distorção histórica que provoca inúmeros malefícios para o desenvolvimento do ser e da nação.

Bem, reclamar da mídia é um pouco sem propósito, afinal ela considera que ensino fundamental só dá notícia quando um aluno agride um professor e vice-versa. Lamentável distorção de valores originada no descaso que temos com relação a educação moral do homem, com sua formação do caráter e seu desenvolvimento do senso moral.

Por enquanto, valores, virtudes, senso moral, ética e outras questões pertinentes à formação integral do ser estão fora dos bancos escolares. E os problemas sociais se agravam, e o governo estadual do Rio de Janeiro implanta as Unidades de Polícia Pacificadora nos morros (favelas e comunidades) como se transferir a criminalidade de um lugar para outro fosse solução.

A solução para os nossos problemas - individuais e coletivos - está na polícia ou na educação?

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo