Que vergonha!

Reproduzo para meus leitores a matéria jornalística publicada pelo G1 no dia 21/02/2012, e o faço com lágrimas nos olhos.

------------------------------------------------------------------

Crianças de Parintins (AM) estudam em sala de aula com terra e lama

Crianças da comunidade rural Boa Esperança do Zé Açu, pertencente ao município de Parintins, a 369 km de Manaus, estudam em uma escola com chão de terra e lama. Em péssimas condições, a Escola Municipal São José recebe estudantes de quatro comunidades rurais.

A escola tem 120 alunos em três turnos e níveis diferentes. Foram improvisadas três salas de aula, uma delas instalada na área de um bar. Quando chove, professores e alunos afirmam que são obrigados a conviver com poças de lama em um local sem paredes e telhas para a proteção contra a água.

Para o agricultor João de Souza Santos, o local não merece ser chamado de escola. "Pelo tempo que a gente reside aqui, já era para ter uma escola, um colégio de presença, não um taboado velho desse aí. Faz até vergonha chamar isso de colégio. A gente chama porque é obrigado, mas pela realidade, isso é um barraco", afirmou.

Irineia de Souza, que vive na comunidade, também se diz indignada com a situação. "Nós estamos cobrando os nossos direitos para os nossos filhos não estudarem em uma escola dessa que é uma vergonha. Está caindo aos pedaços", disse.

Segundo o líder da comunidade, Augusto Serrão, a prefeitura prometeu há cinco anos uma nova escola e os moradores reservaram uma área para a construção, que ainda não foi iniciada. "Não é fácil. Só mesmo os professores que são guerreiros e aguentam", disse.

O secretário municipal de educação de Parintins, Maildson Fonseca, afirma que uma escola foi concluída na região e a construção da Escola Municipal São José deve ser iniciada ainda neste ano. "Os recursos não são suficientes para atender a todas as comunidades de uma vez", afirmou o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo