Trabalhando a Disciplina

Está provado pela experiência: é mais fácil para os educandos seguirem regras que eles ajudam a criar.
Para acabar com a indisciplina, como a algazarra, brigas, xingamentos, agressões, não adianta usar gritos ou ameaças. A indisciplina só é controlada quando crianças e adolescentes são ouvidos, conhecem os objetivos de cada atividade e negociam a melhor maneira de atingi-los.
Para trabalhar na escola o fim da indisciplina, propomos o seguinte roteiro:
1 - A Escola é dos Alunos - Ninguém precisa mandar, basta acostumar os educandos a cumprirem tarefas, em rodízio, dando oportunidade a todos e debatendo com eles as consequências positivas da ianteração e participação.
2 - Crie Regras - Um ambiente caótico só pode mudar para melhor tornando-se mais acolhedor. Para isso estimule os educandos a debaterem e criarem regras de convivência, com as devidas consequências quando elas são quebradas. Acostume-se a realizar assembleias periódicas.
3 - Diversificação - Aulas que entrelaçam matérias curriculares são um bom estímulo para a participação consciente dos educandos. Utilize as artes, os esportes e a pesquisa científica.
4 - Mudar o Ensino - Se os educandos agridem coelgas e educadores, é sinal de necessidade de mudar o ensino, que precisa ser mais interessante. Implemente projetos extracurriculares com participação voluntária.
5 - Autonomia - Deixe os educandos, através das assembleias com a participação dos educadores, gestores e pais, decidirem como o espaço coletivo escolar deve ser melhor utilizado.
6 - Rotina Organizada - Para acabar com a ansiedade, coloque no quadro o roteiro da aula. Quem sabe o que vai acontecer fica mais calmo e melhor se prepara para o estudo e as atividades.
7 - Na Hora da Bagunça - Não grite. Espere em silêncio até a turma perceber, ou continue ensinando com tom de voz baixo.
E mais:
Recorra aos contratos. As regras devem ser coletivas e aceitas pela maioria.
Seja coerente. Não exija o que você mesmo não cumpre.
Não se ofenda. Se você aceita provocações acaba reforçando comportamentos indesejados.
Tenha autoridade. Sempre que necessário, use de energia, mas sem perder o afeto.
Não desanime. Trabalhar a disciplina é um processo gradativo ao longo do tempo.
Lembre-se: diálogo e reflexão não eliminam a sanção prevista e aceita pelos educandos, pois os limites são essenciais para a disciplina.

Comentários

Gostei de seus escritos.
Sou pedagoga mas uso meu blog para todos os tipos de pensamentos poemas e etc.
às vezes escrevo sobre educação também.. quando me indigno ou quero expressar algo para as pessoas que não conhecem o universo educacional.
Convido te a me visitar.
personalidadeinfiel.blospot.com
Serás bem vindo!
Abraço.s



Educação de Primeiro Mundo.:
http://personalidadeinfiel.blogspot.com.br/2013/06/educacao-no-brasil-problemas-alem-do.html
Professora Lu disse…
No primeiro dia de aula sempre faço os combinados com as crianças, elas assinam, eu assino e a família assina.. Dá super certo...
Adorei as tuas dicas.. obrigada por compartilhar...

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo