Pais não querem que seus filhos sejam professores

Veja a reportagem publicada hoje pelo Jornal Extra:

É com a experiência de 20 anos de magistério que a professora de Matemática Dilclea de Oliveira, de 60 anos, decreta: “daqui a pouco vai faltar professor. Não é uma profissão valorizada”. O que a experiência já mostrava, agora foi confirmado matematicamente, com uma pesquisa da Unicarioca encomendada pelo EXTRA. Nela 73% dos 584 entrevistados, no Rio de Janeiro, acreditam que a carreira não tem prestígio nenhum. Já 63% dos participantes disseram que não incentivariam seus filhos a seguir a profissão.

- Eu me aposentei, mas, se fosse para começar tudo de novo, não seria professora. Eu gosto da sala de aula, mas a realidade hoje é outra, ruim, as condições não são nada boas - disse.

Tanta falta de prestígio acaba se refletindo dentro da sala de aula. Ao todo, 92% das pessoas ouvidas acreditam que os alunos não respeitam os professores. Débora Fernandes, de 34 anos, sentiu na pele o desrespeito.

- Fui agredida duas vezes. Um me bateu, outro tentou me enforcar, em escola particular. Nas públicas, é assim também. Você se defende, mas precisa ter cuidado para não machucar o aluno. As leis os protegem, mas ninguém nos apoia em sala - revela Paula Araujo, pedagoga pós-graduada que agora trabalha tosando cães e ganha três vezes mais.

Segundo a pesquisa, no entanto, só 5% dos entrevistados acreditam que a falta de respeito do aluno é motivada pelo salário do professor. A maioria (38%) acredita que as escolas não são bem estruturadas e 31% veem a impunidade como razão primordial. A falta de educação familiar aparece com 10% das opiniões, mesmo percentual que aponta a formação inadequada dos professores como causa do desrespeito do aluno.

A maioria (55%) também acredita que, hoje, Dia do Professor, os mestres não têm nada para comemorar. Os 45% restantes dizem que os professores merecem a homenagem, por todo o trabalho feito ao longo dos anos.

Um círculo vicioso toma a educação do Rio de Janeiro.

- Falta interesse dos professores, que, por isso, dão aulas ruins. Os alunos não os respeitam porque as aulas não são boas. O salário maior estimularia - diz a professora de Literatura Débora Fernandes.

Dos ouvidos, 79% dizem que os docentes ganham menos que outras pessoas com ensino superior e 86% apoiam a greve. Enquanto isso, o abandono das salas de aula continua. Depois de ter sido trancada em sala de aula para que negociasse notas com os alunos, Débora trabalha com marketing.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo