Se não educarmos, como será o futuro?

Resultado de imagem para imagen de educação e futuro

Uma professora de educação física do ensino fundamental no ensino público constata: os colegas professores estão pessimistas e os alunos só querem saber de celular, funk e liberdade sem responsabilidade. Não é somente essa professora que constata essa realidade. Temos mais de 2 milhões de professores na educação básica (infantil, fundamental e médio) - dados do Inep/MEC - e esta é uma constatação geral.

O ensino fundamental tem 48,6 milhões de alunos - crianças e adolescentes -, e o ensino médio tem 7,9 milhões de alunos (jovens), segundo dados do Censo Escolar 2017. O que será da sociedade brasileira no futuro não muito distante se essas crianças, adolescentes e jovens não forem despertadas, não forem sensibilizadas para a vida, para aprender a amar, a respeitar e a fazer ao outro somente o que gostaria que o outro lhe fizesse?

Há um descaso com a educação das nossas crianças e dos nossos jovens, e a escola pode até ensinar muitas coisas, mas não está desenvolvendo a formação do caráter, não está sensibilizando os corações, não está humanizando os educandos, e está perdida num emaranhado burocrático criado pela legislação que atravanca o processo educacional com provas, notas, exames e tantas outras coisas que desviam a escola da sua missão educadora.

Temos ainda o verdadeiro descaso de muitos pais com a educação de seus filhos, não dando bons exemplos, não corrigendo más tendências e transferindo essas responsabilidades para a escola, como se uma professora diante de até 40 alunos pudesse substituir os pais, quando esse não é seu papel.

Escola e família precisam se dar as mãos na educação das novas gerações, dando prioridade à educação moral, pois já está suficientemente provado que somente o conhecimento não resolve os graves problemas sociais, pois conhecimento sem sentimento não atinge a causa: o egoísmo humano.

Daqui a vinte ou vinte e cinco anos, se continuarmos a deixar que crianças e jovens tenham liberdade sem responsabilidade, reclamem direitos sem dar cumprimento aos deveres e desrespeitem os outros com a utilização da violência física ou moral, que sociedade teremos? Provavelmente muito pior do que a atual, onde viver será uma grande dificuldade.

Será preciso assistir tudo pior para finalmente nos conscientizarmos da importância da educação?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo