Quem deve educar: a família ou a escola?

Ouvimos em alto e bom som um apresentador de programa radiofônico afirmar que a família educa enquanto a escola instrui. Será mesmo? Bem, por não ser professor e um estudioso sobre educação, podemos entender que o comunicador em questão possa ter se equivocado, mas e quando um pedagogo faz a mesma afirmação?

Indagamos: será que a escola, em seu papel social, nada tem a ver com o ato de educar? será que a educação é exclusividade da família? e quando os pais falham na educação dos filhos? o professor, antes de mais nada, não deve ser um educador? em verdade, para que tenhamos educação integral e profunda das novas gerações, a família e a escola não devem trabalhar unidas?

Lembremos que a formação da sociedade é dependente da educação que a mesma promove dos seus indivíduos. Uma sociedade mais justa ou mais injusta não acontece por acaso, e podemos verificar sem grandes esforços que a causa está na boa ou má educação desenvolvida ao longo do tempo. Ora, todos sabemos que educação nunca foi prioridade em nosso Brasil. Mesmo em se tratando apenas do ensino escolar, aqui tomando a escola apenas e tão somente como uma unidade de ensino, de instrução através de conteúdos curriculares, nem assim podemos nos orgulhar da história da nossa educação, pois ainda hoje temos escolas de ensino fundamental sem banheiros, sem água potável, sem internet, com índices de analfabetismo funcional alarmantes, com evasão escolar assustadora, envolvidas em atos variados de violẽncia interna. E o que falar da exclusão de crianças e jovens oriundas de comunidades pobres?

Diante desse quadro real, contemporâneo, assistimos famílias desestruturadas levando seus filhos ao excesso de liberdade, ou o contrário, excesso de repressão, com pais e responsáveis perdidos com relação ao como devem educar suas crianças e seus jovens.

Muitos pais entendem que a educação de seus filhos tem início quando os mesmos podem ser matriculados na escola, para que assim aprendam e se tornem adultos preparados para seguir uma boa carreira profissional. Esses pais estão na contramão do entendimento que a educação pertence à família, pois a estão terceirizando para a escola. Acontece que muitos professores se queixam de seus alunos, acreditando que as correções de maus hábitos e do caráter devem ser providenciados pela família. E agora, o que fazemos?

Devemos mudar nosso pensamento sobre a educação e o papel da escola e da família em sua promoção. Esses dois importantíssimos institutos sociais devem promover a educação e, de preferência, juntos, unidos, integrados, sem essa história de empurrar a magna questão do educar para um ou para o outro. Tanto a família deve educar quanto a escola. Tanto a família deve instruir quanto a escola.

Dia virá em que vamos entender que educação deve ser prioridade. Que toda a sociedade, aqui englobando todas as suas instituições, deve estar preocupada com a educação e realizando ações de bem educar, ou seja, de colocar em prática a regra de ouro que é a empatia, o saber se colocar no lugar do outro para fazer a ele somente o que se deseja que ele nos faça. É isso o que está faltando, e continuará a faltar enquanto a família e a escola estiverem em guerra, e continuarmos a ouvir esse falso e equivocado discurso que compete a um educar e ao outro instruir. Defender essa ideia é dar mostras de ignorância sobre o que é educação e sua importância.

Comentários

Excelente artigo, eu destaco que a educação se dará de qualquer forma, nos cabe escolher se passaremos por isso com harmonia e entendimento em torno dos pontos que discordamos; e estudo das experiências que funcionaram ou não no passado... Ou com crise e todo o sofrimento que esta acarreta.

Por falar em experiências que funcionam, em alguns Países Nórticos, a educação é 100% pública, não há estabelecimentos particulares; assim os dirigentes políticos 'capricham' mais nas suas decisões a respeito deste assunto já que os seus filhos, os filhos dos parentes e conhecidos estudarão nas escolas públicas; assim como ricos e pobres de todas as religiões: um belo incentivo para todos exercitarem a empatia como você mencionou no seu artigo. Lembrando que são Países com excelente níveis de educação quando comparados com outros Países.

Nestes mesmos Países Nórticos, a educação das crianças é responsabilidade de todos! Se um adulto vê uma criança em perigo ou praticando algum ato reprovável , ele se apresenta por conta própria e ajuda na educação do infante.

Logicamente a nossa situação é muito diversa desses irmãos no norte da europa, mas na medida do possível, devemos tentar nos aproximar deles pois são experiências bem sucedidas em vários aspectos embora sempre exista espaço para melhorar a educação.

Saudações a todos.

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo