Um pouco de sentimento na escola

diga as novas!!!: Alunos felizes, professores também.


A Escola deve ser local com alegria, com vida, onde há respeito ao semelhante. Escola é e deve ser local que dá prazer em estar, deve ser local humanizado. E humanizar é tornar o ambiente civilizado, sociável, acessível, através da colocação em prática de uma filosofia e de uma metodologia participativa, fazendo com que as práticas sejam realizadas de pessoas para pessoas e com as pessoas. Escola humanizada é escola que consegue trabalhar os valores humanos, tão necessários no presente, e fundamentais para o futuro da humanidade.

Nesse sentido desenvolvemos na década de 1990, e o Ibem Educa apresenta, o Projeto Escola do Sentimento, para aplicação na escola, individualmente, e na rede escolar, coletivamente, onde propomos uma escola e um ensino com base no equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento afetivo.

A Escola do Sentimento não é uma receita de bolo, mas um caminho possível que leva em consideração a realidade da escola, seja ela pública ou privada, interagindo com a família e a comunidade para melhor adequação de suas finalidades. Leva em consideração o respeito à vivência do educando, familiar e social, que o educador não pode negligenciar.

A Escola do Sentimento é uma escola para e com a comunidade, integrando a família, disponibilizando espaços para atividades comunitárias, onde o amor está em ação, e qualquer escola, onde estiver e como estiver, pode se transformar e ser uma Escola do Sentimento.

Lembramos que escola que interage com a comunidade e a família é escola não pichada, não depredada, não roubada. Lembramos também que escola em que os educadores trabalham em equipe, permitem a participação dos alunos e dos pais e responsáveis, é escola prazerosa, onde todos se envolvem pelo bem de todos, e onde a violência de toda ordem, como o bullying, é minimizada ou mesmo extinta.

A verdadeira educação faculta ao educando desenvolver a liberdade de escolha com responsabilidade de conduta. Na Escola do Sentimento. professores e pais trabalham juntos, a fim de que o educando compreenda que não é um líder que tudo pode, e sim um aprendiz da vida, onde existe disciplina e limite, respeito e solidariedade.

O projeto Escola do Sentimento é uma proposta pedagógica inovadora centrando o processo educacional na aprendizagem, dando autonomia ao aluno, e mais do que isso, se preocupa com o desenvolvimento emocional de professores e alunos; com o desenvolvimento de suas habilidades, aptidões e competências afetivas; com a humanização do processo ensino-aprendizagem através de princípios e valores que norteiam todas as atividades.

Vamos colocar um pouco de sentimento na escola?

Está na hora de superarmos as barreiras da burocracia, do fazer sempre do mesmo jeito, do repetir conteúdos curriculares ano após ano.

Para conhecer o projeto Escola do Sentimento faça contato com o Ibem Educa através de www.ibemeduca.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo