Naufrágio anunciado da educação

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil possui um Plano Nacional de Educação (PNE), com metas a serem alcançadas até 2024. Relatórios do nosso governo e de organismos internacionais mostram que as medidas para alcançar essas metas estão em ritmo bem lento, e a assim continuar, o plano, ao seu final, terá sido um fracasso.

Temos hoje mais de 1,5 milhão de crianças sem creches, e mais de 11 milhões de analfabetos. O PNE está em vigor desde 2015 e apenas 13,4% dos indicadores das metas foram alcançadas; 50% dos indicadores das metas restantes estão, em média, com 73% de desenvolvimento. E os demais indicadores ...

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) estima que no ritmo atual 85% dos indicadores estabelecidos não serão cumpridos (no total são 57 indicadores de monitoramento das metas do PNE). Como exemplo temos o analfabetismo funcional: 18,5% da população brasileira estava nessa classificação em 2012 (dados do IBGE), mas dados de 2018 revelam situação ainda mais grave: estima-se que 30% da população é analfabeta funcional.

Mas, porque estou escrevendo sobre isso? Educação é o que menos importa para nós brasileiros e brasileiras. Esta postagem dificilmente terá comentários e compartilhamentos. Deveria eu escrever sobre algo mais ameno e sem importância?

Não se trata de discutir a validade do Plano Nacional de Educação, se concordamos ou não com suas metas estabelecidas. Ele existe, é importante, e o governo deveria tê-lo como prioridade de sua política, o que não acontece. E não estou falando apenas do governo federal, mas também dos governos estaduais e municipais, pois todos têm sua parcela de ação para melhorar a educação brasileira, lembrando que quando melhora-se a educação melhora-se a sociedade.

A falta de interesse político pela educação é notória em todas as esferas governamentais. Trava-se, e não é de hoje, uma luta pelos cargos, pelas verbas, prevalecendo critérios não técnicos, mas sim de amizades e troca de favores partidários, e assim assistimos mais um Plano Nacional de Educação anunciado ao naufrágio de suas boas intenções.

Alguns valentes pedagogos e professores trabalham desesperadamente para salvar a frágil educação brasileira, mas os golpes desferidos por ideólogos e políticos são muito fortes, e a bússola parece quebrada em meio a uma tormenta de vulto. Afinal, para onde vai nossa educação?

A troca incessante de ministros e secretários de educação é mais um retrato desse descaso. Nessa dança das cadeiras, projetos são abandonados, processos são descontinuados, novas exigências são elaboradas, e os profissionais da educação ficam perdidos, sem saber para onde devem ir e o que devem fazer.

Se o Plano Nacional da Educação está à deriva e pedindo socorro, o futuro da sociedade brasileira não aponta muita coisa melhor do que estamos vivendo na atualidade.

Em 2016, num lampejo de lucidez pedagógica, o Ministério da Educação reconheceu quase 200 escolas e organizações brasileiras como inovadoras e criativas da educação básica, criando o Mapa da Inovação. Agora o mapa foi banido, essas escolas e organizações desconsideradas, e voltamos à mesmice do sempre foi assim, assim continuará sendo.

Não estamos diante de um naufrágio social anunciado?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo