E querem voltar a dar aula

A pandemia do novo coronavírus Covid-19 suspendeu o trabalho das escolas e já se vão, na prática, seis meses de paralisação escolar. Tanto no sistema público quanto no sistema particular, as escolas procuram de alguma maneira realizar a educação a distância, mas esbarraram em vários problemas, como a falta de internet de qualidade, inexistência de computador na casa de muitos alunos, despreparo dos professores face à nova metodologia online. Outras escolas sequer se movimentaram nessa direção, deixando professores e alunos afastados, na incerteza do presente e do futuro.

Os pedagogos e gestores deveriam utilizar esse período para sérias e profundas reflexões sobre a educação e o ensino, sobre o presencial e o online, mas isso não aconteceu. Todos só têm um pensamento: volta às aulas! E quem está desenvolvendo a educação a distância apenas fez adaptar a sala de aula para o online, continuando apenas e tão somente a ensinar conteúdos das disciplinas curriculares.

A Michelle, professora do ensino fundamental, leu em outros textos minha crítica e questionou: mas não é esse o papel do professor, ensinar os alunos em sala de aula?

Não, não é!

Encontro debate práticas de sala de aula

O papel do professor é ser orientador do processo de aprendizagem do aluno, permitindo que ele tenha autonomia para estudar, para aprender, para desenvolver seus potenciais cognitivos e emocionais.

Naturalmente isso não vai acontecer enquanto tivermos essa tacanha mentalidade de ensinar, ensinar, ensinar.

E também não vai acontecer enquanto olharmos a escola como local de salas de aula, grade curricular, tempos de 50 minutos, regras rígidas, provas, notas e aulas e mais aulas. Essa escola está estruturada para manter a ensinagem, e não para desenvolver a aprendizagem.

A legislação brasileira sobre educação fala em diversas formas de organização que a escola pode assumir, mas na prática isso não acontece pois os sistemas público e particular formataram um modelo único, seguido à risca: seriação por idade escolar com avaliação quantitativa através de provas e notas. Ofende-se deliberadamente a lei, mas nada se faz porque é mais cômodo, é mais confortável.

Então, como a professora Michelle, o único pensamento vigente é o de volta às aulas, mesmo porque os professores parecem não saber trabalhar de forma diferente, têm muita dificuldade em pensar e fazer de forma mais criativa, dinâmica e participativa. Resultado de décadas de formação e prática somente para ensinar.

Pedagogos e professores precisam aprender a desconstruir esse processo. Precisam olhar para as escolas inovadoras não como escolas experimentais ou sonhadoras, utópicas (talvez seja essa a visão da Michelle), e sim como escolas que trabalham com o ser integral, com a realidade social e se fazem verdadeiras comunidades de aprendizagem. Em outras palavras: são escolas que praticam o educar e não o ensinar.

Não precisamos de sistemas de ensino, sejam públicos ou particulares, precisamos de sistemas de educação, no mais profundo significado da educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo