Conflitos emocionais dos pais

Relacionamento entre Pais e Filhos - Consultório de Psicologia Itaim Bibi

Para bem educar os filhos e tê-los saudáveis emocionalmente, os pais precisam cuidar da sua própria saúde emocional, pois quem vive em conflito consigo mesmo, quem vive em desequilíbrio, sempre estressado, não poderá exigir dos filhos o que não consegue dar a eles pelos exemplos.

Muitos pais têm baixo grau de saúde emocional. Por qualquer coisa que os contrarie, mínima que seja, entram em crise, e às vezes bem profunda, não sabendo lidar com frustrações.

Outros pais não suportam críticas a si mesmos. Se alguém lhes aponta alguma falha, ficam exaltados, perdem a noção das coisas e se defendem a todo custo. Não sabem lidar com a opinião alheia sobre si mesmos.

Temos ainda pais que somente sabem lidar com as situações contrárias aos seus desejos elevando o tom de voz, perturbando o ambiente e provocando os outros com insinuações maldosas. São verdadeiros desequilibrados emocionais.

E ainda vemos pais que somente sabem resolver conflitos através da agressividade, seja verbal ou física. Vivem com as emoções à flor da pele e frustram qualquer tentativa de diálogo por parte dos outros.

Nessas situações de flagrantes conflitos emocionais, os pais precisam se preocupar com a educação deles mesmos, pois a força mais poderosa na educação dos filhos é o exemplo. Ora, os filhos vivenciando um lar sempre em conflito, com pais estressados e desequilibrados emocionalmente, não poderão, por sua vez, serem tolerantes, calmos, compreensivos e tudo o que os pais gostariam que fossem.

Os pais, para serem verdadeiros educadores dos filhos, necessitam realizar o autoconhecimento e a autoeducação, constantemente, e na mesma medida vigiarem o que fazem com os filhos.

Levantar a voz, ameaçar agredir, utilizar palavrões, castigar desproporcionalmente, criticar todo mundo e assim por diante, mostra apenas o quão longe estão de saber educar os filhos, pois eles, os pais, são totalmente deseducados.

Tanto no lar quanto na escola o gerenciamento de conflitos emocionais precisa ser desenvolvido, com muito diálogo, aprendendo a saber ouvir, a ser humilde e a se reconstruir com novos aprendizados e autocontrole.

Nenhum adulto resolverá seus conflitos emocionais descarregando-os sobre as crianças e os jovens. Os pais devem ser gestores de sua própria emoção, caminho para conseguir ensinar aos filhos o controle de suas próprias emoções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo