segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Educar é um ato moral


Você sabe o que é educar? Você já parou para pensar sobre isso e também sobre como melhor se educa uma criança? Nossa proposta é conversar sobre o educar, e essa conversa terá por base os princípios da Doutrina Espírita, com o objetivo de provocar reflexões.


Para início de conversa, mesmo que você já saiba, mas é sempre bom repetir, o Espiritismo tem por princípios a existência de Deus, a imortalidade da alma, a comunicabilidade entre o mundo espiritual e o mundo material, e a lei de evolução através da reencarnação. Esses são os chamados princípios básicos, formando um todo científico e filosófico de consequências morais, daí o caráter religioso do Espiritismo, embora ele não se confunda com as religiões tradicionais.


Agora podemos conversar sobre o educar na visão espírita, ou melhor, agora podemos conversar sobre o que é educação segundo o entendimento do Espiritismo, pois não é possível conversar sobre o educar se não está claro o que seja a educação, e a Doutrina Espírita trabalha o primado da educação sobre o da instrução, da formação moral sobre a formação intelectual. Explicando esse enunciado, para o Espiritismo o educando é um Espírito imortal reencarnado, destinado por Deus para alcançar o estado de Espírito Puro, e, portanto, para alcançar o maior grau possível de felicidade. A reencarnação é passageira, transitória, tanto que o fenômeno da morte sempre nos alcança, mais cedo ou mais tarde, e, querendo ou não, somos lançados de volta ao mundo espiritual, de onde tínhamos vindo. Ora, fica claro que não somos o corpo material, mas sim o Espírito imortal, por isso o que é da matéria é da matéria, mas o que é do Espírito é somente dele, é sua essência.

Nesse contexto, o Espiritismo entende que a educação é o processo integral de desenvolvimento das potencialidades do Espírito, equilibrando as conquistas morais e intelectuais, visando o aprimoramento do Espírito aqui na Terra, mas também para o futuro que o aguarda diante da eternidade da vida. Nesse sentido, Allan Kardec, o codificador dos ensinos dos Espíritos, lembra-nos que essa educação é a que corrige as más tendências ainda trazidas pelo Espírito, desenvolve-lhe as virtudes, forma o seu caráter e dá-lhe bons hábitos. Por esse motivo ele abriu campanha pela educação moral, pois o de que mais estamos necessitados não é de conhecimento, mas de sentimento.

Hoje falamos em Educação do Espírito, mas no mesmo entendimento e sentido, e não poderia ser diferente, pois continuamos muito distantes da imortalidade e espiritualidade, apesar dos avanços já realizados, principalmente por parte das ações dos espíritas, como, por exemplo, a manutenção das escolas de evangelização nos centros espíritas. Mas é pouco, temos muito mais a fazer.

Bem, e agora, podemos entender o que é educar? Sim, com certeza, pois como já sabemos o que é educação, podemos agora entender o que seja o ato de educar. Podemos afirmar, sempre à luz dos princípios espíritas, que educar é o ato de desenvolver a formação moral da pessoa, a partir do período infantil e, portanto, educar é um ato moral, fazendo com que o indivíduo interiorize valores, que na concepção do Espiritismo revestem-se das virtudes ou qualidades morais em desenvolvimento.

Portanto, o educador é a pessoa que estimula, que orienta, que facilita o processo de desenvolvimento do potencial do Espírito, levando o mesmo para um olhar sobre si, seu potencial divino, fazendo com que ele queira desenvolver esse potencial, que ele queira, pela força de sua vontade, aprimorar-se, direcionando a inteligência para promover o bem e, nesse caso, o bem para todos.

A essência da educação está em levar o educando a uma mudança de comportamento, a uma transformação de suas ideias, respeitando sempre seu livre arbítrio, aproximando-o de sua realidade espiritual.

Todos somos educadores de nós mesmos através da autoeducação, e também dos outros, naturalmente, nesse caso, com peso maior para os pais, para os professores e, também, para os evangelizadores espíritas.

Educar, promovendo a espiritualização e moralização do ser humano, é a proposta do Espiritismo, caminho para nossa transformação moral e, portanto, para a transformação moral da humanidade.

Nenhum comentário:

Educar é um ato moral

Você sabe o que é educar? Você já parou para pensar sobre isso e também sobre como melhor se educa uma criança? Nossa proposta é conversar s...