sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Cartas aos educadores


Rio de Janeiro, 08 de janeiro de 2026

Somos seres humanos e isso é maravilhoso! Temos capacidade de sonhar, chorar, sorrir, pensar, construir, inventar, escrever, sentir e mil outras coisas, isso porque somos os únicos seres que, ao mesmo tempo, utilizamos a inteligência e o sentimento. Somos curiosos, adoramos fazer descobertas, e delas fazemos modificações e transformações. Somos fantásticos! Mas, apesar disso, insistimos em fazer escolas com salas de aula, onde os professores seguem um currículo formatado, e são obrigados a aplicar testes e provas, e a preencher formulários, ao ponto de avaliarmos a capacidade humana somente com exames de matemática e língua portuguesa, esquecidos que somos… seres humanos!

Por que a professora do ensino fundamental tem que seguir aquele currículo? Por que ela tem que dar aula? Por que não pode fazer diferente? E por que o aluno tem que ficar sentado e ouvindo? Por que não pode expandir sua curiosidade e criatividade? E essas questões não são apenas para essa professora, mas para todos os professores, em todos os segmentos da educação, do infantil ao universitário.

Tive, em meus tempos de ensino médio, a feliz ocasião de encontrar o professor Ivan, que adorava livros e trabalhava conosco aulas de literatura, onde ele não dava aula, mas nos contagiava com histórias literárias de diversos autores, para que pudéssemos ir além da leitura, e conseguíssemos saborear as palavras e seus contextos. Talvez venha daí o meu gosto por escrever… e tornei-me um escritor!

No processo educacional não podemos perder esse fato: somos seres humanos! Talvez eu devesse escrever isso em caixa alta ou em negrito para chamar a atenção, mas o ponto de exclamação serve justamente para esse fim.

Como educador, não deixe de sonhar e acreditar, permitindo que o educando seja criativo e acredite em si mesmo, no seu potencial.. Essa é a beleza da educação, que deve extrapolar as paredes de uma sala de aula, ir muito além do currículo, afinal, e só para lembrar mais uma vez, tanto eu como você, quanto qualquer outra pessoa, seja qual for sua idade, todos somos seres humanos!

Marcus De Mario

Nenhum comentário:

Educa-me com amor

Recomendo a você, que é professor, pedagogo, evangelizador, pai, mãe, enfim, a você que é um educador por ter crianças e jovens sob sua resp...