Elogio da Hipocrisia

É fácil, para o homem, fazer discursos, e nas suas palavras recheá-las de promessas, mesmo que a execução não dependa dele, mas que importa isso se os ouvintes vão dar crédito ao palavrório, sempre acompanhado de expressões faciais e gestos bem estudados?

Todos nós temos um pouco de artista, e de uma situação adversa podemos realizar o prodígio de reverter as culpabilidades e lançar acusação, falsa, contra outro alguém, seja lá quem for, até porque o problema passa a ser dele.

É triste constatar como fazemos o elogio e a usança da hipocrisia, essa máscara carnavalesca que disfarça o que realmente somos e nos faz lobos em pele de ovelha.

Através da hipocrisia, mentimos, falseamos, lançamos falso testemunho, escandalizamos e saímos pela porta lateral, ilesos e com ar de inocência, jurando não ter visto, não ter falado, não ter escrito, não saber de nada, não ter participado, aliás, nada tendo a ver com isso.

Se precisamos de ajuda, choramos para comover e receber a ajuda; se nos procuram para pedir ajuda, choramos também... para dizer que não podemos ajudar. É a hipocrisia... daquele que lhe dá tapinhas nas costas, abraça, diz estar contente em lhe encontrar... e depois perfura seu coração com o punhal da maledicência, da fofoca, ou golpeia seus interesses.

Dizem que os políticos, com as suas exceções devemos dizer, são mestres na arte da hipocrisia, e aí estão os fatos para não desmentir essa afirmativa, mas não são apenas os que vestem a capa da representação do voto popular, os que sabem manejar a arte da hipocrisia.

O que falar dos familiares e amigos, se é que são verdadeiros amigos, dos quais reclamamos com justa razão por nos terem "apunhalado pelas costas", quando usamos expressões como "não esperava isso de fulano", "fulana me enganou, acreditei nela, mas...". E é bom lembrar que não são apenas os outros que são hipócritas, pois muitas vezes valemo-nos da hipocrisia para proveito próprio.

Este elogio da hipocrisia é para mostrar o quanto precisamos trabalhar, e de forma urgente, para combater esse mal moral, gerador de inimizades, disputas, rixas, invejas, mortes.

A hipocrisia é afiliada do egoísmo, portanto, um pouco de humildade não fará mal algum à construção do nosso caráter.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo