Liberdade e independência

Ainda assistimos, conforme noticiário na imprensa, a opressão de um país sobre outro, pelas causas mais variadas, impedindo a livre manifestação, por parte do povo subjugado, do pensamento, da religião, da cultura. É uma demonstração patente do quanto temos dificuldade de viver democraticamente, do quanto temos dificuldade de aceitar os outros - no caso de uma nação, de um povo - como eles são.

A opressão pela força militar é ditatorial, unilateral e egoísta. Normalmente esconde interesses ligados à área econômica. É a demonstração da nossa animalidade.

Por outro lado, o povo oprimido numa nação subjugada quer a liberdade, clama pela volta da sua independência, o que é justo, mas não justifica esse querer através da violência, de atos tão desumanos quanto os praticados por quem oprime.

Não é através de manifestações populares agressivas, destruidoras, com derramamento de sangue, que a liberdade se justificará. A independência de uma nação deve ser feita por meios pacíficos e não violentos, exatamente como nos ensinou e exemplificou Mahatma (Grande Alma) Gandhi, lá na Índia da primeira metade do século vinte, subjugada pelo Império Britânico e libertada por um pacificador.

A não-violência é possível e deve ser buscada, pois é democrática, exige o diálogo ao mesmo tempo em que reinvindica. A não-violência estabelece um período de transição em que as manifestações populares boicotam o opressor, reclamam melhorias, alertam as organizações internacionais, exigem tratamento igualitário e forçam o estabelecimento de negociações. Tudo isso sem o uso da violência por parte do oprimido.

Precisamos aprender com Gandhi.

Independência verdadeira é aquela conquistada pela liberdade responsável, que respeita a todos e dá os mesmos direitos aos homens de todas as cores, de todas as etnias, de todas as religiões, de todas as culturas.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo