Proibir será solução?

Na esteira dos problemas enfrentados pelas escolas, duas medidas chamam atenção e merecem ser discutidas do ponto de vista pedagógico.

A primeira diz respeito à proibição, por força de projeto de lei em discussão, do uso de celulares e outros aparelhos nas escolas. A segunda medida é o toque de recolher noturno para adolescentes adotado por diversas cidades.

A questão não é discutir se essa medidas funcionam, pois como são medidas de impacto, e tendo fiscalização, claro que funcionam, pelo menos nos primeiros tempos, mas toda medida proibitiva, coercitiva, imposta de cima para baixo, tende a ser questionada e ... burlada.

Antigamente a escola era rígida, cheia de regras e inspetores prontos para mandar o aluno para a sala da diretoria, e nem por isso os alunos eram comportados e davam menos trabalho. Era desafiador confrontar as regras rígidas, mesmo arcando com as consequências às vezes drásticas.

Proibir não resolve, não é pedagógico, não educa. É paliativo diante da bola de neve dos problemas acumulados e não resolvidos.

Melhor seria que a escola soubesse trabalhar através de conselhos com a participação de todos, estabelecendo regras e princípios em comum acordo, quando todos se responsabilizam - alunos, professores, direção, funcionários, pais.

Conselhos e realização de assembléias periódicas permitem elevar o nível de conscientização e responsabilidade, participação e troca de experiências por parte dos alunos, fazendo com que a interação seja motivadora para transformar a escola em ambiente prazeroso e multidisciplinar.

A discussão das regras permite que elas sejam entendidas, pois todas as consequências são colocadas em pauta, além de propiciar reavaliações, sempre que necessário. Os alunos compram a ideia, se podemos assim nos expressar, e passam a se autovigiar, responsabilizando-se pelo cumprimento do que foi aceito pela maioria.

Se proibição resolvesse, há muito tempo as escolas não teriam problemas com disciplina.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo