Faltam Vagas na Educação Infantil

A informação é do Ministério da Educação (MEC): é preciso construir 19.770 unidades de creches e pré-escolas em todo o país, pois a insuficiência desses estabelecimentos de educação infantil é um problema crônico em nosso Brasil.

Até o final de 2014 o governo federal espera entregar à população 6.450 unidades escolares. É um grande esforço, mas insuficiente para fazer face à demanda da criançada até 5 anos, deixando  os pais preocupados, principalmente os que necessitam trabalhar fora e precisam deixar seus filhos com quem pode lhes dar apoio educacional. 

Agora, a questão não é apenas de construir creches e pré-escolas. E o pessoal habilitado para trabalhar nessas unidades educacionais? Isso é essencial e deve ser pensado com prioridade. Alertam as educadoras Dalva Souza e Leila Brandão: "Em se tratando de educação (...) o mais importante é quem são as pessoas que irão participar da educação da criança, quais são suas verdades, como elas veem a vida, quais as suas metas para o futuro, em que nível de consciência se encontram e como vivenciam o amor" (em Na Medida Certa, Lachâtre Editora).

Por isso não concordamos com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, quando afirma que a solução do problema está na ampliação do investimento em educação. Na verdade não faltam verbas federais na educação, embora mais verbas sejam bem-vindas, na verdade falta melhor gerenciamento dessas verbas, assim como falta combate mais eficaz contra o desvio de recursos que acontecem na esfera estadual e municipal.

Contudo, mesmo que tenhamos mais verbas, melhor gerenciamento das mesmas e combate aos desvios, não estaremos indo ao essencial, que é a preparação do pessoal para o trabalho da educação infantil, preparação essa que é, ao mesmo tempo, humana e técnica. Sem isso, podemos até atingir a meta, em até cinco anos, de construir e equipar cerca de 20 mil unidades escolares de educação infantil em todo o país, mas se essas escolas não tiverem o pessoal habilitado pedagogicamente e humanamente, continuaremos a vivenciar graves desvios sociais, pois a educação infantil é a base de formação das novas gerações.

Precisamos pensar seriamente sobre isso, e tomar, urgentemente, as medidas cabíveis para corrigir essa grave distorção.


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