A política governamental e a o salvamento da educação

Até quando assistiremos a educação ser vista pelo governo como uma moeda de troca para favores aos partidos políticos e grupos de interesse financeiro? Até quando o ministro da educação - e também secretários de educação -, será escolhido entre políticos de carreira? Até quando as vozes de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anália Franco, Cristóvam Buarque, Lauro de Oliveira Lima e outros, serão esquecidas ou relegadas a teses acadêmicas? Até quando práticas renovadoras como, por exemplo, do projeto Âncora (Cotia/SP). serão vistas como "experimentais"? Até quando?

Estamos na estrada da educação há quinze anos, ofertando aos interessados a pedagogia da sensibilidade e a Escola do Sentimento, através do Instituto Brasileiro de Educação Moral (IBEM), e os frutos colhidos até agora são bem poucos, pois não há interesse em transformação ou mudança, não há esforço em humanizar a prática pedagógica e a escola, não há um querer fazer o que deve ser feito para sairmos da mesmice e da falência do nosso sistema educativo.

Abertamente, através dos canais televisivos, o governo federal faz publicidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como porta de entrada para a universidade, ou seja, reconhecendo que ele é mesmo, de fato, um vestibular disfarçado, e que seu objetivo não é avaliar a quantas anda o ensino médio. E ainda criou vários programas de financiamento das faculdades e centros universitários privados, movimentando verbas milionárias a benefício de grupos corporativos particulares. E o slogan é de "pátria educativa", uma grande contradição, já que  o ensino básico não é prioridade.

E poderíamos enumerar muito mais contradições, mas não temos apenas palavras críticas, pois nossa intenção é de um alerta: se não priorizarmos a educação, se não a humanizarmos, se não a entendermos como formadora do ser humano em desenvolvimento, necessitada de trabalhar valores éticos, nosso futuro será incerto. Precisamos enxergar que a solução para a corrupção não está nas investigações públicas ou num novo código penal, está inteira na educação que forma o caráter, que trabalha as virtudes, que respeita professores e alunos enquanto seres humanos.

Isso me faz recordar cena com estudantes do último ano do ensino médio, quando professor entrou em sala de aula e percebeu seus alunos muito agitados e preocupados. Indagando sobre o que estava acontecendo, foi informado que estavam todos muito preocupados com a escolha do curso universitário e as provas do vestibular. Olhando para aqueles rostos mal saídos da adolescência, calmamente ele esclareceu que essa não deveria ser a preocupação deles no momento, embora isso contrariasse o sistema e o pensar dos pais. É que eram jovens na faixa etária dos 16/17 anos, e tinham muita vida pela frente para fazer escolhas mais acertadas e não terem, depois, do que se arrepender. Isso levou a gostoso e produtivo bate papo, acalmando aqueles jovens massacrados por um sistema injusto.

E a aula, como ficou? Foi dada, ou não foi?

Pensemos em tudo isso para salvar nossa educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo