Brasil deve aprender a valorizar o professor

O G1 publicou:

Após uma semana na Coreia do Sul participando do Fórum Mundial de Educação, o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro considera que a principal lição que o Brasil deve tirar da experiência coreana é a valorização do professor. O Fórum, realizado pela Unesco em Incheon, reuniu representantes de mais de cem países para discutir os próximos passos a serem seguidos pelos países para melhorar a educação mundial.

"O grande ponto que nós temos que tirar da lição coreana é a valorização do professor. Esse é um grande ponto que a Unesco recomenda, que o Brasil quer pelo seu Plano Nacional de Educação e que a Coreia [do Sul] pratica", disse o ministro em entrevista ao G1.

"A valorização do professor e do diretor são outros pontos importantes do que o Fórum recomenda. Também estamos neste caminho e não é um caminho fácil, porque a carreira docente foi muito desprestigiada nas últimas décadas", comentou.

-------------------------------------------------------------------

Essa fala do ministro da Educação é importante, pois ele não está preocupado em importar algum modelo educacional aplicado em outro país, ele traz como lição, e dever de casa, a grave questão da valorização do professor, que precisa receber bom salário, ter plano de carreira no magistério e uma escola digna para trabalhar.

Apesar de já existir o Piso Nacional dos Professores, é fato que muitos estados e municípios não cumprem o estabelecido em lei, portanto, temos muito o que avançar.

Que a fala do atual ministro da Educação seja acompanhada de atos concretos para valorização do magistério.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo