Procurando um sentido para viver

Assisti o filme Trem Noturno para Lisboa, produção de 2013 com o ator Jeremy Irons interpretando um professor suíço que abandona suas aulas em colégio tradicional e sua vida conservadora na cidade de Berna, para dar um mergulho na cidade de Lisboa atrás da história de um médico e escritor português que lutou na resistência contra a ditadura de Antonio Salazar. Claro que a história dos personagens e a reconstituição de época chamam a atenção, mas o mais importante é verificar que o professor, em contato com os escritos e os dramas nele contidos, vai se transformando e adquirindo um novo sentido para seu viver, ele que até então era ateísta, materialista e um tanto quanto desiludido com os seres humanos.

Assistir o filme é uma boa recomendação, mas meditar sobre seu conteúdo é o que mais recomendo, e se perguntar ao final: por que eu vivo? qual o sentido da minha existência? o que tenho feito para mudar o mundo?

E por se tratar de um professor, essas perguntas possuem maior profundidade, afinal ele lida com a formação de adolescentes e jovens, e até então nada mais fazia do que se restringir ao currículo, seguir o livro didático e dar notas através de provas. Acontece que professores e pais são os grandes educadores das almas iniciantes da romagem terrena. Ele, já em terras lisboetas, indaga-se do seu papel diante da sociedade, de sua vida chata, sem desafios, quando se vê diante de personagens que atuaram para mudar a história de um país, que se arriscaram em nome de um ideal.

O que estamos fazendo? Assistindo o tempo passar ou agindo para fazer o nosso tempo? O que nos move? Estamos fazendo perguntas e procurando respostas, ou aceitando passivamente o que nos dão?

Diante de um cenário nada tranquilo que estamos vivendo, tanto no Brasil quanto no Mundo, ficamos aparvalhados, olhando para a tela da televisão ou do computador, sem ação efetiva, ou, incomodados, nos predispomos a falar, solicitar, fazer alguma coisa?

Sair da passividade, deixar a inércia do "deixo a vida me levar", "vamos aguardar para ver como fica", não significa usar da violência, esquecer o código de ética que deve fazer com que respeitemos sempre os direitos dos outros. A ruptura com o comodismo não tem o significado de violentar as consciências ou agredir fisicamente, seja a outra pessoa ou o patrimônio público. Significa romper consigo mesmo e buscar novas atitudes, positivas, de colaborar para o bem coletivo.

Ressignificar a vida, eis a mensagem que o filme nos passou.

Quem sabe não está na hora de pegar um trem e fazer uma viagem ao profundo da alma para libertá-la das amarras do comodismo e do conformismo? O personagem professor iniciou essa viagem quando salvou uma jovem de cometer o suicídio numa ponte, mas será que necessitamos de uma cena tão dramática para iniciar nossa nova vida, nossa mudança existencial?

Pensemos nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo