terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O futuro da humanidade

Lançando um olhar para o futuro, muitas pessoas questionam o que será da raça humana daqui a alguns anos. Com alto desenvolvimento tecnológico, ainda paira no ar a ameaça de outra guerra mundial. Temos problemas com uma melhor distribuição de renda; a pobreza e a miséria estão espalhadas pelo mundo; a corrupção e a desonestidade continuam a fazer vítimas; a violência parece ser generalizada; consumo de drogas e álcool acompanham boa parcela da população. Enfim, poderíamos ocupar linhas e mais linhas enumerando os males humanos que nos acompanham na atualidade. Entretanto, é preciso também estender o olhar para as coisas boas que marcam nossa atualidade, e que provavelmente farão a diferença no amanhã: organizações não governamentais protegendo o meio ambiente e o próprio ser humano; acordos comerciais menos protecionistas; avanços significativos nos diálogos entre as nações; tecnologia de ponta a serviço da melhor saúde das pessoas, e tantas outras boas coisas acontecendo que não podem ser desprezadas. Não podemos ter um olhar apenas negativo, pois o positivo também existe. Contudo, persiste a pergunta: qual o futuro da humanidade?

Não temos uma bola de cristal mágica, dessas que a ficção nos apresenta como reveladora do futuro, mas temos uma certeza: o futuro passa pela educação. Não estamos nos referindo simplesmente ao trabalho da escola. Educação vai muito além da escola. Educação passa também pela família, pelo lar, e adentra às instituições constituídas, sejam elas públicas ou privadas. E educação não se restringe a conteúdos curriculares, ou mesmo ao ensino informal, pois isso se chama instrução, aquisição de conhecimentos, mas que pode não dar autonomia responsável, nem formar cidadãos éticos. Quantas pessoas ostentando títulos e carreiras, e que são desonestas?

Para termos um futuro sem injustiça social, sem concentração da renda na mão de alguns, sem ameaças de guerras, sem sentimento, precisamos compreender e sentir a educação como formadora do caráter das pessoas, como poderoso instrumento de desenvolvimento das virtudes, o que fará com que nós, os seres humanos, deixemos paulatinamente de pensar apenas em nós e nos preocupemos com o outro. Essa educação fará com que aprendamos a nos amar.

Como bem lembra Paulo Freire, educador brasileiro ainda pouco estudado e colocado em prática, a educação pode não fazer essa transformação sozinha, mas essa transformação não acontecerá sem a educação.

É bom começarmos a focar na educação, se queremos um amanhã bem melhor que o hoje.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A importância da educação moral e o trabalho do IBEM

Meu amigo, minha amiga.

Você já meditou sobre a importância da educação moral na formação das novas gerações e na construção de uma humanidade melhor?

Sim, educação moral, aquela que forma o caráter, que desenvolve cidadãos éticos, que combate os vícios de toda natureza, que tem por base o amor e leva as crianças e jovens a fazer descobertas por si mesmas, a construir seu saber e valorizar as virtudes, como a honestidade, a solidariedade, o respeito, entre outras, tão importantes para vivermos melhor no mundo.

Essa preocupação, e esse trabalho, é o que motiva o Instituto Brasileiro de Educação Moral - IBEM.

Trabalhamos intensamente junto aos pais e professores, portanto junto à família e à escola, pela implantação e desenvolvimento da educação moral, alinhando nossas atividades - palestras, treinamentos, cursos - através do Projeto Escola do Sentimento. E também nos preocupamos em combater a violência com a implementação no ambiente escolar do Programa Vivendo Sempre em Paz.

Qualquer escola, seja pública ou particular, de qualquer lugar do Brasil, pode agendar o IBEM para uma palestra, um treinamento ou um curso de capacitação. Nossos educadores estão prontos para atender, dentro das necessidades apresentadas. Basta entrar em contato através do e-mail educacaomoral@gmail.com ou telefone (21) 3439-0665.

Somos uma organização não governamental sem fins lucrativos, e não recebemos verbas de nenhum órgão do governo. Nossos compromissos é com a educação humanizada, de qualidade, inovadora e criativa.

Conheça nosso trabalho em www.ibemeduca.com.br.

Colabore inscrevendo-se no Clube Amigos do IBEM: http://ibemeduca.com.br/clube-amigos-do-ibem.

Em nome da equipe de educadores e colaboradores do IBEM agradeço sua atenção, solicitando compartilhar com seus amigos esta nossa mensagem, através de e-mail e redes sociais, para que possamos levar adiante, e cada vez mais longe, o ideal da educação moral.

Receba meu abraço,

Marcus De Mario
Diretor Geral
Instituto Brasileiro de Educação Moral
www.ibemeduca.com.br

Fora da educação não há salvação

Marcus De Mario Quem estuda com seriedade o Espiritismo, depara-se com o lema “fora da caridade não há salvação”, expresso por Allan Kardec ...