É preciso desconstruir

Um pilar muito importante da educação é o desconstruir, com aplicação direta junto aos professores e pedagogos. Desconstruir ideias e práticas que engessam o processo educacional, acreditando no novo, no fazer diferente. Muitos profissionais da educação alegam que estão na escola para dar aula, para desenvolver os conteúdos de sua disciplina curricular e, portanto, com esse pensar reducionista, não conseguem perceber que é possível ir além disso, que é possível trabalhar tanto o potencial cognitivo quanto o potencial afetivo do educando, que é possível colocar em ação novas práticas pedagógicas. enfim, que é possível fazer uma nova escola e um novo ensino.

Carteiras enfileiradas, conteúdos no quadro, explicações verbais, provas, testes, notas, livro didático sendo acompanhado, apostilas, exercícios e mais exercícios, tudo isso não têm dado os resultados desejados dentro de uma educação de qualidade, tanto que temos no Brasil uma multidão de 30 milhões de analfabetos funcionais, fora os episódios constantes de bulliyng entre os alunos, violência explícita contra os professores, uma massa significativa de crianças e jovens fora da escola, professores desmotivados e em licença médica e tantos outros males que povoam diariamente as mídias impressas e digitais, não sendo segredo que a educação básica brasileira vai muito mal.

Mas há uma luz no fim do túnel!

Graças a educadores visionários, idealistas e que não se conformam com a mesmice, em 2016 surgiu o Mapa de Inovação e Criatividade da Educação Brasileira, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), e que hoje pode ser conhecido em www.movinovacaonaeducacao.org.br, pois infelizmente o MEC retirou do ar o mapa.

São mais de 170 organizações e escolas consideradas inovadoras, criativas, fazendo diferente para fazer a diferença na educação brasileira, e com resultados qualitativos muito bons, demonstrando na prática que é possível desconstruir e reconstruir.

Talvez você não acredite nisso, então faço o convite para que passeie pelo mapa e conheça as escolas, muitas das quais com vídeos publicados no YouTube, entre elas:

EMEF Amorim Lima (São Paulo/SP) - https://www.youtube.com/watch?v=9UaGZgpacz0&t=3s

Projeto Âncora (Cotia/SP) - https://www.youtube.com/watch?v=DU1GH5dUzho

Escola da Serra (Belo Horizonte/MG) - https://www.youtube.com/watch?v=vZQLMx7Lah4

EMEF Campos Salles (São Paulo/SP) - https://www.youtube.com/watch?v=ASDNiy2W7w0


Abra sua mente e seu coração e encante-se com essas e outras escolas que estão fazendo um Brasil diferente, um Brasil melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo