Diante dos interesses egoístas

Os escândalos e imoralidades que assistimos nos serviços públicos das mais diversas esferas governamentais, e também nos ambientes particulares das instituições humanas não governamentais, têm uma única causa: o egoísmo. Ainda nos caracterizamos por defender posições pessoais ou de grupos de nosso interesse imediato, sem levar em conta os malefícios que isso acarreta para a maioria. Desde que consigamos manter ou ampliar nossos privilégios, nossas conquistas materiais, assim como daqueles que pensam como nós, não titubeamos em utilizar da hipocrisia, da violência ou da imoralidade, que disfarçamos através de ações respaldadas por leis feitas por nós mesmos.

Utilizar de máscaras hipócritas através de discursos públicos que ocultam manipulações interesseiras feitas nos bastidores, é especialidade de muitos seres humanos. São os lobos em pele de ovelha, como nos advertiu Jesus, com os quais precisamos ter muito cuidado. Não se intimidam diante do Evangelho, sendo capazes de inverter valores e manipular ensinos morais, utilizando até mesmo da religião para fins escusos, passando-se por verdadeiros santos, heróis do povo, quando na verdade se locupletam do que não lhes pertencem, deixando à margem milhões de esfomeados, desempregados, em sofrimento, enquanto que eles mesmos se refestelam em festas faraônicas, viagens a centros turísticos, gastos vultuosos com supérfluos, desvios de verbas públicas, num cortejo infindável de benefícios egoístas.

Tomemos cuidado, de nossa parte, de não sermos túmulos pintados de branco por fora e cheios de podridão por dentro, como também nos esclarece Jesus. Ou como dizem os benfeitores espirituais, de sermos um bonito rótulo carregando veneno no conteúdo. O egoísmo com seus malefícios não está presente apenas nas altas esferas governamentais ou empresariais, mas igualmente no nosso dia a dia, na posição social em que nos encontramos, nas relações familiares e de amizade que mantemos, de acordo com os valores de vida que cultivamos. Muitas vezes não fazemos estrago maior por falta de oportunidade, essa é a verdade.

Para nossa maior reflexão, eis o que o Espírito Emmanuel nos diz sobre o egoísmo, em mensagem publicada no item 11 do capítulo 11 de O Evangelho Segundo o Espiritismo:

O egoísmo, esta chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral. É ao Espiritismo que está reservada a tarefa de fazê-la elevar-se na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, sua força, sua coragem. Digo: coragem, porque é preciso mais coragem para vencer a si mesmo, do que para vencer os outros. Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é a fonte de todas as misérias terrenas. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.”

Na sequência, no item 12, temos a seguinte advertência do Espírito Pascal:

Se os homens se amassem com mútuo amor, a caridade seria mais bem praticada, mas, para isso, seria preciso que vos esforçásseis por largar essa couraça que cobre os vossos corações, a fim de se tornarem eles mais sensíveis aos sofrimentos alheios. A rigidez mata os bons sentimentos; o Cristo não se escusava; não repelia aquele que o buscasse, fosse quem fosse: socorria tanto a mulher adúltera, como o criminoso; nunca temeu que a sua reputação sofresse com isso. Quando, pois, o tomareis por modelo de todas as vossas ações? Se a caridade reinasse na Terra, o mau não imperaria nela; fugiria envergonhado; ocultar-se-ia, visto que em toda parte se acharia deslocado. O mal então desapareceria, ficai bem certos.”

Temos bastante conteúdo para pensar com profundidade sobre o caminho a tomar para combater o egoísmo, gerando justiça social, paz e felicidade. Cuidemos de colocar em prática esses ensinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas diferentes pelo mundo

Pergunta de criança

Carta pela paz no mundo