terça-feira, 29 de julho de 2025

Vídeo - Os Pais são Educadores

 


Assista acima, da série Educação Espírita, o episódio Os Pais são Educadores, vídeo de aproximadamente 9 minutos mostrando, à luz da Doutrina Espírita, a missão educativa dos pais em relação aos filhos.

Toda terça-feira, às 09 horas, um novo vídeo é publicado.

Acompanhe em:

segunda-feira, 28 de julho de 2025

A Missão do Espiritismo


Marcus De Mario

Com pouco mais de cento e sessenta anos de existência, podemos afirmar que o Espiritismo é uma doutrina ainda nova no seio da humanidade, tendo muito o que percorrer para ser conhecido e dar seus frutos na regeneração humana. Se hoje podemos fazer essa afirmação, imaginemos na França do final do século dezenove o quanto essa assertiva era ainda mais verdadeira, com menos de cinquenta anos de presença do Espiritismo no mundo, mas já revelando seus bons frutos, como anuncia Léon Denis no seu livro Depois da Morte, com as seguintes palavras:

A missão do Espiritismo é grande e suas consequências morais incalculáveis; nascido apenas recentemente, e quantos tesouros de consolações e esperanças espalhou pelo mundo! Quantos corações tristes e frios aqueceu e abrigou; quantos desesperados ele reteve no declive do suicídio! O seu ensinamento, sendo bem compreendido, pode acalmar as mais vivas dores, dar a todos a força de ânimo, a coragem na adversidade. O Espiritismo é, pois, não só uma poderosa síntese das leis físicas e morais do Universo, mas também um meio de regeneração e de progresso.

A missão do Espiritismo é esclarecer as consciências sobre a criação divina, sobre a imortalidade da alma, sobre a reencarnação como necessária para a evolução espiritual, sobre a realidade da vida após a morte, sobre a mediunidade como fonte de intercâmbio entre desencarnados e encarnados, sobre a nossa responsabilidade intransferível pelo uso do livre arbítrio. E ao mesmo tempo que esclarece, utilizando-se da fé raciocinada e da pesquisa científica dos fenômenos da vida, o Espiritismo consola os corações, apazigua as mentes, revelando que tudo tem a sua razão de ser, que o acaso não existe, que nossas provas e expiações estão de acordo com nossas necessidades de aprendizado, reparação do passado e evolução espiritual.

O planeta Terra é a grande escola que nos abriga através da misericórdia de Deus, e a pluralidade das existências em conjunto com a vida futura que nos aguarda depois do decesso do corpo orgânico, nos lançam numa nova ordem de ideias sobre nós e os outros seres humanos, fazendo compreensível o “amai-vos uns aos outros”, ensinado e exemplificado por Jesus.

Mas no texto de Léon Denis, ele nos fala que o ensino do Espiritismo, sendo bem compreendido… Ou seja, somente bem estudado e apreendido, é que o Espiritismo pode gerar tão excelentes frutos, pois quando é visto sob este ou aquele prisma, quando estudado de forma ineficiente e insuficiente, acaba em atalhos que podem não gerar os frutos esperados, atrasando a missão que compete à doutrina que tem por finalidade transformar a humanidade.

Falamos de uma transformação moral, pois o conhecimento, quando separado do sentimento, pode gerar frutos bem amargos, como temos assistido ao longo da história humana, e ainda nos tempos atuais.

Urge combater o egoísmo através da educação moral, como muito bem elucidam os Espíritos Superiores e Allan Kardec em O Livro dos Espíritos e demais obras que constituem o edifício doutrinário do Espiritismo, pois essa é a sua missão. Entretanto, temos visto que muitos adeptos ainda não compreenderam essa sagrada e profunda missão, ficando na superfície da doutrina, em atividades e atitudes de cunho exterior, sem removerem de si mesmos o espinho do egoísmo, pois não é dos outros que temos de removê-lo, mas de nós mesmos.

Tem razão Léon Denis ao afirmar que “o Espiritismo é, pois, não só uma poderosa síntese das leis físicas e morais do Universo, mas também um meio de regeneração e de progresso”. Ao mesmo tempo em que desvenda os segredos da vida universal, o Espiritismo faculta reparamos os delitos cometidos em vidas passadas, assim tornando-se um agente poderoso para nossa evolução individual e coletiva, pois com sua doutrina sei quem sou, de onde vim, o que estou fazendo aqui e para onde vou.

Unamos esforços na melhor divulgação e compreensão do Espiritismo para que o mesmo possa, através da educação que inicia em autoeducação, promover um mundo mais feliz, assim marchando com fé e perseverança rumo à uma humanidade mais feliz. Essa é a verdadeira e profunda missão do Espiritismo.

Podcast - Renovação Espiritual


O episódio #0130 de Análise & Crítica traz sérias e profundas reflexões sobre a verdadeira missão do Espiritismo, e o que devem fazer os espíritas e os centros espíritas. Com o título Renovação Espiritual, você assiste o podcast em:

O podcast Análise & Crítica está no ar toda segunda-feira pela manhã.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Vídeo - Evangelho e Educação


Está disponível no YouTube, e você assiste clicando no vídeo acima, mais um episódio da série Educação Espírita, desta vez abordando o tema Evangelho e Educação.

Toda terça-feira, às 09 horas, disponibilizo um novo vídeo abordando a educação através da Doutrina Espírita.

Para acompanhar e assistir os vídeos acesse o canal Orientação Espírita:

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Podcast - O Maior Milagre de Jesus


Acompanhe o podcast Análise & Crítica, toda segunda-feira com um novo episódio.

Está no ar o episódio #0129, com o tema O Maior Milagre de Jesus, destacando o alcance e profundidade de sua doutrina.

Assista o episódio em:

Artigo- Tratamento Espiritual


A revista O Consolador, em seu número 932, de 20 de julho, publicou meu artigo Reuniões de Tratamento Físico e Espiritual, onde faço considerações sobre a finalidade do Espiritismo e do centro espírita, e a realização das reuniões de tratamento espiritual.

Leia o artigo em:


A revista O Consolador é semanal, com um novo número publicado sempre aos domingos.

O educando é um reencarnado


Marcus De Mario

Ao longo da história várias concepções já foram criadas a respeito da criança, e essas concepções muito influenciaram a educação, como não poderia ser diferente, pois conforme vemos e acreditamos seja a criança, será como vamos educá-la. Métodos, didáticas, instrumentos, procedimentos, técnicas dependem do olhar que temos sobre a criança e, também, dependem da compreensão que temos da educação e do processo de aprendizagem. É nesse amplo contexto que o Espiritismo comparece para dar sua contribuição, a partir de sua visão espiritualista sobre a criança e sobre a educação, considerando que a criança é uma alma que transcende o corpo, e que essa alma não surge com o nascimento, pois em verdade já existia, ou seja, era antes um Espírito que já teve outras existências corporais, portanto, a criança é um Espírito reencarnado que traz em si aprendizados e vivências já realizadas em vidas passadas, estando em plena realização de seu progresso, destinada a ser, um dia, Espírito Puro, alcançando o ápice da inteligência e do sentimento. Não esqueçamos, pois, desse enunciado do Espiritismo: a criança é um Espírito reencarnado!

Tendo em consideração a reencarnação, a criança traz consigo ideias inatas e tendências de caráter, de acordo com o progresso já realizado, portanto, não é uma página em branco, muito menos um adulto em miniatura, pois na atual encarnação assume um novo corpo e uma nova personalidade, em outro contexto histórico, social e cultural. Como nas encarnações passadas, terá de passar pelo período infantil, onde, apesar de ser um Espírito milenar, terá que aguardar o desenvolvimento dos órgãos corporais para melhor se manifestar; portanto, durante a infância pensará e agirá como criança, sendo dependente dos encarregados da sua criação e educação. Apesar dessa dependência, manifesta, pouco a pouco, quem ela é, e podemos notar isso observando suas tendências e ideias, que podem ser boas ou más, competindo primeiro aos pais a correção das más tendências e o reforço das boas tendências, sempre respeitando o livre arbítrio do Espírito, mas dando-lhe limites, regras de convivência e levando-o a aprender que sempre devemos fazer ao outro somente o que desejamos o que ele nos faça.

A educação, segundo o Espiritismo, deve desenvolver de forma equilibrada, harmônica, tanto a inteligência quanto o sentimento, pois o Espírito, desde o ato da criação divina, possui em si, em forma de germe, todo o potencial para ser desenvolvido. O educador deve estimular o querer do educando: querer aprender, querer conhecer, querer sonhar, querer descobrir, encantando-se com os aprendizados que realiza sob a supervisão e estímulo do educador. Ao mesmo tempo a educação deve combater as más tendências e desenvolver as virtudes; deve levar o uso da inteligência para a construção do bem coletivo; deve estimular a formação moral e espiritual da criança, unindo a teoria com a prática, pois fora da caridade não há salvação, como muito bem nos lembra Allan Kardec.

Tendo um olhar amplo e profundo sobre a justiça divina, reconhece o Espiritismo a existência do instituto pedagógico da reparação nos mecanismos reencarnatórios, sempre propiciando ao Espírito meios de reparar o mal que tenha cometido em existências anteriores. O instituto da reparação, por ser profundamente educacional, deve ser adotado pela família e pela escola, pois não basta o educando pedir desculpas e demonstrar arrependimento: o mal foi feito, pessoas foram prejudicadas, assim isso deve ser reparado, ou seja, o pedido de perdão acompanhado da reconstrução da convivência fraterna, solidária, e, quando o caso, também a reparação de ordem material. Nisso consiste a verdadeira prova, o verdadeiro aprendizado, portanto, a reparação, no entendimento do Espiritismo, como instrumento pedagógico que é, deve fazer parte do ato educativo.

Ao afirmarmos que a criança é um Espírito reencarnado, lançamos a educação a outro patamar, trazendo implicações pedagógicas de vulto, transformando conceitos e práticas. O educador passa a ter outro olhar sobre aquele ser que está em aprendizado, momentaneamente revestindo-se da capa da inocência, mas que é, em verdade, um ser com bagagem pretérita e portador de uma missão específica na atual encarnação, mas que se insere na missão geral que abarca todos os seres humanos: aprender a amar a si mesmo, ao próximo e a Deus.

Eis que a vida imortal apresenta-se no horizonte, convidando-nos a dar o voo da alma, servindo-nos da educação espiritualizada e humanizada para destruir o egoísmo e o orgulho, as duas grandes chagas morais da humanidade. Esse é o convite que o Espiritismo nos faz: a realização da nossa transformação moral, individual, para a transformação moral da humanidade. Isso será alavancado quando, finalmente, nos dedicarmos á educação moral do Espírito reencarnado, fazendo realidade a educação que promove o bem, esclarecendo as consciências e sensibilizando os corações para o amor, base, essência, da educação.

terça-feira, 15 de julho de 2025

Programa Web - Espiritismo e Educação


Toda segunda-feira, ao vivo, às 20h30, os educadores Marcus De Mario e Ronaldo Gomes apresentam o programa Espiritismo e Educação, que vai ao ar pela Web Rádio Estação da Luz.

No episódio #0209 eles conversam sobre A Reencarnação e as Tendências de Caráter, que você assiste no vídeo acima.

Acompanhe e participe do programa!

Os vídeos estão disponíveis no canal Orientação Espírita:

Vídeo - Amor, Fundamento da Educação


A série Educação Espírita, com vídeos de até 09 minutos, entrega a você o tema Amor, Fundamento da Educação, com Marcus De Mario.

Muito se fala no amor, mas o que ele é e como deve ser aplicado na família e na escola?

Toda terça-feira, às 09 horas, você tem um encontro com um novo vídeo sobre educação à luz da Doutrina Espírita.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Podcast - O Que é Educar


Assista o episódio #0128 do Análise & Crítica no Spotify, com o tema O Que é Educar, abordando a grave questão da formação do caráter da criança e o futuro da humanidade.

O podcast está disponível em:

Fique ligado!

Análise & Crítica é publicado semanalmente, toda segunda-feira.

A Espiritualidade na Educação


Temos formado gerações que não sabem responder quem são, de onde vieram, o que estão fazendo aqui e nem para onde vão com a chegada da morte, portanto, temos formado gerações de ignorantes em relação ao essencial da vida. Temos expertise no sistema educacional em formar talentos nas mais diversas ciências e artes, e mesmo em lançar na sociedade pessoas completamente despreparadas para a vida social e para saber pensar por si mesmas, mas não temos essa mesma expertise para desenvolver o potencial divino que carregamos e para ensinar o que é essencial, pois de conhecimentos supérfluos abarrotamos as crianças e os jovens, mas de espiritualidade e humanidade quase nada desenvolvemos. É por esses motivos que estamos às voltas, há tanto tempo, com déspotas, fanáticos, corruptos e uma massa de seres humanos manipuláveis por discursos falsos de quem tem interesse apenas em dominar a favor de si mesmo e de seus interesses materiais imediatos.

Transformar moralmente a humanidade passa primeiro pela transformação moral das pessoas, e esse trabalho transformador é justamente o processo educacional que precisamos implementar, priorizando o desenvolvimento da espiritualidade do ser humano, desde a infância, pois não podemos esquecer que somos Espíritos reencarnados tendo como meta futura alcançar o estágio final de Espírito Puro.

Quando fomos criados por Deus recebemos em germe, em potência, tudo o que necessitamos para cumprir esse destino final. A cada encarnação vamos progredindo em intelectualidade e moralidade, conforme passamos pelas experiências que a existência humana nos proporciona e os conhecimentos que vamos adquirindo. A sabedoria divina nos fez seres de relação, de vida em comum com os outros seres humanos, para que assim possamos aprender uns com os outros, dando-nos a infância para sermos mais influenciáveis pelos pais e professores, que recebem a missão de serem os encarregados pela nossa educação. Quando a família e a escola, na figura dos pais e dos professores, deixam de desenvolver no ato educativo a espiritualidade, ou seja, a verdade de nossa realidade imortal, lançam na sociedade indivíduos despreparados que tendem a se deixar seduzir pelas ideias materialistas, mesmo sendo falsas, pois nada sabem das ideias espiritualistas. Um vasto campo então se abre para o egoísmo e o orgulho, as duas grandes chagas morais que assolam a humanidade com uma rede intrincada de males.

A filosofia espírita da educação, sendo uma filosofia espiritualista, propõe uma renovação e transformação na ciência pedagógica e, portanto, na prática educacional. Ousamos mesmo dizer que propõe uma verdadeira revolução, não apenas metodológica, mas de essência, pois proclama que o ser humano não é o corpo biológico, mas sim o Espírito imortal presentemente reencarnado. Com base na imortalidade e na reencarnação, e tendo parâmetros igualmente nos ensinos morais do Evangelho, a filosofia espírita da educação trabalha o hoje para que o indivíduo repare o seu passado (o que fez nas encarnações anteriores) e, ao mesmo tempo, construa um novo e mais feliz futuro (próximas encarnações).

A proposta de desenvolver a espiritualidade no ser humano não é exclusiva do Espiritismo, mas ganha componentes mais amplos e profundos com os princípios que formam sua estrutura doutrinária, com sua visão sobre a imortalidade, a reencarnação e a eternidade. É uma proposta eminentemente educacional, motivo pelo qual entendemos que o Espiritismo é em sua essência, doutrina de educação.

Desenvolver a espiritualidade é trabalhar os sentimentos, a fé raciocinada, a empatia (saber se colocar no lugar do outro), a caridade, tudo isso, e muito mais, não apenas de forma teórica, mas levando o educando, seja ele criança, jovem ou adulto, à prática, ou seja, à vivência desses temas, ou melhor dizendo, desses princípios, pois não basta saber, é necessário viver o que se aprende.

Temos muito trabalho pela frente e, portanto, estamos falando de um projeto educacional de médio e longo prazos, mas cujos resultados, gradativamente, farão a diferença na transformação moral (e nisso insistimos) da humanidade, destruindo o egoísmo e o orgulho, que serão substituídos pela caridade e pela humildade, pois teremos uma educação que levará cada um a saber responder quem é, de onde veio, o que está fazendo aqui e para onde vai. É dessa educação que fala o Espiritismo, é dessa educação que necessitamos.

sábado, 12 de julho de 2025

Programa Web - O Evangelho em Espírito e Verdade


Assista o programa O Evangelho em Espírito e Verdade, episódio #0181, que foi ao ar pela Web Rádio Cristo Consolador em 10/07/2025.

Você vai aprender sobre A Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família, assim como sobre a importância das nossas palavras e ações junto aos outros.

E tem ainda perguntas e respostas, e a palavra de Herculano Pires sobre o Evangelho.

O Evangelho em Espírito e Verdade é transmitido toda quinta-feira, às 17 horas.

Os vídeos do programa ficam disponíveis em:

terça-feira, 8 de julho de 2025

Vídeo - Uma Nova Realidade para a Evangelização


Na série Educação Espírita, que vai ao ar toda terça-feira, às 09 horas. você assiste o episódio Uma Nova Realidade para a Evangelização, contribuindo para a dinamização do processo espírita de educação desenvolvido pelos centros espíritas.

Acompanhe os vídeos dessa série no canal Orientação Espírita:

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Podcast - A Escola Que Não Deveria Existir


Está no ar o episódio #0127 do Podcast Análise e Crítica, trazendo reflexões sobre a escola, a partir do que é apresentado na minissérie Adolescência.

Assista o episódio A Escola Que Não Deveria Existir em:

O podcast Análise e Crítica vai ao ar toda segunda-feira pela manhã.

Escritores da Liberdade


Marcus De Mario

A luta de uma jovem professora em compreender seus alunos da periferia de uma grande cidade americana, envolvidos com gangues de rua, tráfico de drogas, famílias esfaceladas, violência, ao mesmo tempo em que luta para se desamarrar de uma burocracia sufocante e de um fazer pedagógico alienante em sua escola, estão no filme Escritores da Liberdade, que assisti novamente, pois quando o filme é bom, quando a história é envolvente, merece nossa atenção várias vezes. É o prazer do cinéfilo que revisita a obra que lhe sensibilizou quando da primeira vez que assistiu. E Escritores da Liberdade é baseado em fatos reais, contando a história da professora Erin Gruwell, que relata essa luta, junto com seus alunos, em coautoria, no romance Diário dos Escritores da Liberdade. Seu trabalho deu origem a uma fundação educacional que trabalha um novo modelo pedagógico para as escolas.


No filme vemos as barreiras criadas pela coordenadora da escola, que possuía pensamento tradicional e era contra o projeto de inclusão de alunos ditos problemáticos na escola. Para ela, a queda da qualidade do ensino se dava pela entrada daquele “bando” de jovens violentos e drogados. Assim pensando, deixava-os isolados numa turma, na pior sala da escola, recusando-se a partilhar com eles os materiais pedagógicos que poderiam contribuir para o desenvolvimento deles, que, aliás, ela não acreditava que fosse possível acontecer. Essa desesperança pedagógica é a pior coisa que pode acontecer no processo educacional, pois estimula esteriótipos e discriminações, que eram visíveis nos professores em relação aos alunos que vinham dos bairros periféricos da cidade, a maioria composta por negros, além de latinos e asiáticos imigrantes.

A professora Erin Gruwell venceu todas as barreiras e transformou o ensino, fazendo com que seus alunos, sucessivamente, passassem de ano, e alguns inclusive chegaram à universidade. Quem disse que um novo olhar sobre a educação e acreditar nos alunos, não transforma o ensino e dá bons resultados? Aliás, bons resultados é pouco, na verdade estamos falando e constatando de excelentes resultados.

Trazendo o filme Escritores da Liberdade para o âmbito da Educação do Espírito, como entende o Espiritismo, mais particularmente para o processo da evangelização espírita, percebemos nitidamente a necessidade de aprimoramento dos procedimentos pedagógicos normalmente desenvolvidos nas instituições espíritas, muitas das quais estão paradas no tempo, repetindo à exaustão velhos e ultrapassados procedimentos que, se tempos atrás davam bons resultados, já não satisfazem as novas gerações, portanto, necessitam de transformação.

Essa transformação deve ter início pelo entendimento que o Espiritismo é essencialmente doutrina de educação do Espírito reencarnado, requerendo, portanto, um estudo mais acurado, num olhar mais pedagógico. Esse estudo apresentamos no livro Educação Com o Cristo, onde desdobramos diversas questões do magistral diálogo entre Allan Kardec e os Espíritos Superiores, apresentado em O Livro dos Espíritos. Destacamos dessa obra perguntas e respostas diretamente ligadas à educação, apresentando estudos e práticas para aplicação na família, na escola e na evangelização. Tivemos o apoio da Federação Espírita do Estado de Goiás, que fez o lançamento de Educação Com o Cristo, onde também destacamos os ensinos morais de Jesus, com seu entendimento e vivência.

Não podemos deixar de destacar o pensamento pedagógico do educador espírita José Herculano Pires, pensamento esse reunido no livro Pedagogia Espírita, de grande valor, e que todo evangelizador espírita deveria ler, estudar e meditar.

Foi pensando no exemplo inovador e dinâmico da professora Erin Gruwell, com seus escritores da liberdade, que não podemos deixar de mencionar a existência da Revista Educação Espírita, que bimestralmente entrega aos educadores espíritas artigos, práticas, reflexões, entrevistas, projetos, com o objetivo de dinamizar a educação do Espírito. A Revista Educação Espírita tem distribuição gratuita no formato digital, que pode ser lido no celular, no tablet e no computador.

Não falta ao educador que abraça o Espiritismo, livros, filmes, revista e muitos outros materiais que podem proporcionar uma educação dinâmica, num novo paradigma pedagógico, mas é preciso ter a vontade de fazer diferente, de acreditar no ser humano, de ter olhar voltado para o futuro, dentro da lei divina de progresso, fazendo de crianças e jovens apáticos e voltados egoisticamente para o seu próprio mundo, seres voltados para o bem coletivo e para a expansão do seu potencial divino, aprendendo com liberdade que o amor sempre será a melhor opção.

domingo, 6 de julho de 2025

O Imortal - Médiuns e Divulgadores Espíritas Midiáticos


O jornal O Imortal publicou meu artigo Médiuns e Divulgadores Espíritas Midiáticos, onde trato dos pseudo espíritas que utilizam as redes sociais para defenderem ideias pessoais em nome do Espiritismo, além de pretensos médiuns fazendo espetáculos públicos que enganam as pessoas.

Leia o artigo em:

terça-feira, 1 de julho de 2025

Vídeo - A Formação da Nova Geração

 


Assista o vídeo A Formação da Nova Geração, trazendo reflexões importantes, sob a ótica espírita. do que deve ser feiro para a melhor formação do caráter das crianças, que são espíritos reencarnados.

A série Educação Espírita publica um novo vídeo toda terça-feira, às 09 horas, no canal Orientação Espírita.

Acompanhe em:

Fora da educação não há salvação

Marcus De Mario Quem estuda com seriedade o Espiritismo, depara-se com o lema “fora da caridade não há salvação”, expresso por Allan Kardec ...