Ao findar de mais um ano, sentimos que nossa esperança de um mundo melhor, de uma humanidade moralmente transformada, está renovada, e que todos os esforços realizados são quais sementes lançadas ao solo dos corações e das mentes, e que se não puderam germinar de imediato, haverão de germinar no futuro, porque tudo fizemos em Cristo, procurando seguir as lições extraídas do Evangelho, como muito bem revividas pela Doutrina Espírita. Se não pudemos conseguir sucessos maiores, isso se deve à nossa fraqueza moral, o que nunca nos impediu de continuar o trabalho, pois sabemos que é na labuta, na perseverança, que haveremos de conseguir superar as imperfeições, transformando-as em perfeições.
Devemos seguir, intimoratos, com o Cristo, pois Ele é a luz do mundo, nosso guia e modelo, e nós somos a luz do mundo, e quem é luz não se deixa espancar pela treva; quem é do bem não se deixa vencer pelo mal.
De há muito tempo lutamos pela educação moral, conforme o entendimento do Espiritismo, e não foi diferente neste ano, e não será diferente no próximo, mesmo diante da incompreensão e da indiferença e, às vezes, mesmo diante da maledicência e da calúnia, pois isso ainda faz parte deste mundo de expiações e provas, onde o egoísmo e o orgulho encontram terreno fértil, e, por isso mesmo, nos faz mais dedicar a esse bom combate, seja aqui pelo blog, seja pelas redes sociais, seja pelo YouTube, assim como também em palestras e seminários presenciais, enquanto Deus assim o permitir.
O ano de 2025, entre outras boas notícias, nos deu a continuidade da edição e distribuição da Revista Educação Espírita, e do lançamento da série de vídeos Evangelho e Vida nas redes sociais. Nos dois projetos contamos com a valiosa contribuição voluntária de amigos e amigas espíritas que vislumbraram a importância dos mesmos, permitindo assim o sucesso das duas inciativas. Podemos não ter milhares de assinantes na revista, nem milhões de seguidores nas redes sociais, mas que importa isso, se estamos, como formigas que não param de trabalhar, espalhando a mensagem da alma imortal e da educação do espírito?
E antes que alguém comece a fazer contas, esclarecemos que a revista é distribuída gratuitamente, então quando nos referimos aos seus assinantes, estamos fazendo referência às pessoas que se cadastram para receber bimestralmente o exemplar gratuito da REE. E quanto ao Evangelho e Vida, a publicação dos vídeos no Facebook, Instagram, TikTok e YouTube é feita sem monetização, sem nenhum retorno financeiro.
Move-nos apenas a dedicação na divulgação do Espiritismo e do Evangelho, sempre com um olhar voltado para o futuro, na certeza que os frutos vão amadurecendo aqui e ali, hoje e amanhã, contribuindo para a finalidade maior da Doutrina Espírita, que é a transformação moral da humanidade.
Reconhecemos que muitos espíritas não compreendem o alcance e a necessidade da educação moral, muitas vezes confundindo-a com o ensino religioso, quando na verdade são totalmente distintos, motivo pelo qual não fazem, por exemplo, da evangelização infantojuvenil uma prioridade no Centro Espírita. Também reconhecemos que muitos educadores desdenham da educação moral, colocando todos os seus esforços apenas na instrução, na aquisição de conhecimentos, quando a escola deveria ser verdadeira instituição de educação integral de um ser que também é integral e que está em desenvolvimento.
Apesar de todos os obstáculos, seja na família, na escola, no centro espírita e outras organizações humanas, nunca perdemos a esperança, e são esses mesmos obstáculos que nos dão mais força para continuarmos, pois, como Allan Kardec proclama em O Livro dos Espíritos, em acordo com os Espíritos Superiores, é a educação moral que haverá de destruir o egoísmo, a grande chaga moral dos indivíduos e da sociedade.
Que no próximo ano que se aproxima, essa luta continue, pois não podemos admitir acomodação diante de tanto trabalho que vemos pela frente, rogando o amparo divino às nossas forças, para que nos mantenhamos fiéis a Jesus e aos ensinos da Espiritualidade Maior, e quando fracassarmos tombando em meio ao caminho, utilizemos a força do querer para o reerguimento, na certeza que o Mestre dos mestres estará com a mão estendida, com sua bondade, para nos ajudar a, novamente, nos colocarmos de pé e avançarmos pelo áspero caminho da redenção de nós mesmos.
Aos interessados na Revista Educação Espírita, o cadastro, gratuito, para recebê-la, é feito acessando o formulário em bit.ly/revista-educacao-espirita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário