Até quando?

Milhões de pessoas, por todo o mundo, principalmente na África e na Ásia, morrem de fome, numa tragédia diária transmitida pelos meios de comunicação, entretanto, pesquisas oficias comprovam que a humanidade produz alimentos suficientes para nutrir até três vezes o contigente populacional do planeta.

Milhões de pessoas, mesmo estando nos bancos escolares, terminam seus estudos como analfabetos funcionais, não sabendo interpretar um simples texto, contudo, milhões de dólares são gastos na ampliação do ensino superior.

Milhões de pessoas sofrem as consequências do desequilíbrio ambiental, enfrentando enchentes, secas, incêndios florestais, tempestades, no entanto, os países ricos estão preocupados em fazer conferências internacionais sobre comércio, exibindo luxo e retórica diante dos países pobres.

Apenas alguns milhões de dólares, aplicados sistematicamente ao longo de dez anos, segundo a Unesco, promoveriam educação de qualidade para todos, porém, optamos por despejar milhões de artefatos bélicos sobre supostos inimigos, ao custo de bilhões de dólares.

Ora, a vida humana...A vítima de uma catástrofe, seja por que causa for, pode ser calculada financeiramente na forma de uma indenização, ou estatisticamente pelo valor comercial de mão de obra que deixa de produzir. E só.

Ora a educação...Ela depende da vontade política. Depende dos esforços em segurança pública. Depende das verbas em ações sociais. Afinal, a educação não aparece, não é igual a uma obra de construção civil, não dá votos, demora muito tempo para dar resultados palpáveis. Pode ser deixada para depois.

E assim continuamos repetindo um discurso viciado em si mesmo, sem mudar o quadro social de forma substanciosa, e desdenhando o poder da educação moral em transformar o homem e a humanidade.

É que temos a mórbida preferência pelo sofrimento, pelo individualismo egoísta, pelo prazer fugidio dos gozos materiais, pelo esgotamento frenético das forças físicas, pelo desdenhar da vida. Tudo isso enquanto não formos a própria vítima, ou seja, enquanto estiver acontecendo só com os outros.

Mas, até quando suportaremos a injustiça social, a poluição, a miséria, a guerra, a violência e a falta da educação moral?

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo