Democracia e Cidadania

Importante realização está acontecendo em Campinas, no Estado de São Paulo, onde foi fundado o Grupo Democracia e Cidadania, reunindo professores da UNICAMP, PUCCampinas e da FACAMP, representantes do Ministério Público Federal e estudantes. O Grupo pretende discutir temas pertinentes aos direitos dos brasileiros, através de debates mensais, abertos ao público. Ao final de cada debate será elaborado um documento a ser apresentado ao Estado e à sociedade.

O primeiro debate ocorreu em 27 de agosto com o tema "A Barbárie do Rio Já é Realidade no Brasil?", com a participação dos professores Eni Orlandi, do Instituto de Estudos da Linguagem, e Andrei Koemer, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, ambos da UNICAMP.

O segundo debate aconteceu no último dia 24 de setembro, com o tema "A Velocidade Seletiva da Justiça, o Caso Daniel Dantas", com a participação do juiz Nilo Toldo, da Associação dos Juízes Federais, e Walter Maeirovitch, ex-secretário nacional antidrogas e colunista da revista Carta Capital.

O próximo debate, que acontece sempre no auditório da Livraria Cultura, será no dia 29 de outubro, e debaterá a Educação, com o sugestivo tema "Fala Sério: o Encino Brazileiro Ainda Tem Geito?" (não se assuste, a grafia é essa mesma).

Continuaremos a divulgar os eventos do Grupo Democracia e Cidadania, disponibilizando os documentos através deste Blog.

Bem que essa iniciativa pode ser copiada por outras instituições universitárias do país e se transformar numa salutar vivência dos preceitos democráticos, servindo de pólo para o pleno exercício da cidadania, realizando o tão imprescindível diálogo entre Sociedade e Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo