Onde Estão Meus Vinte Anos?

Recebi de um dos meus leitores o vídeo "Onde Estão Meus Vinte Anos?", com Charles Aznavour acompanhado de duas jovens cantoras francesas, interpretando esse grande sucesso da música francesa e internacional, trazendo o vídeo a legenda em português da letra da música, onde o compositor olha para sua existência e percebe que, no ardor da sua juventude, seus valores foram vinculados aos prazeres imediatos e, agora, com idade mais avançada, um vazio, um arrependimento lhe visita o ser, pois os amigos morreram, os prazeres passaram, as discussões nada construíram. E ele encerra perguntando: onde estão meus vinte anos?

Nada preciso falar da interpretação, pois o nome Charles Aznavour fala por si da excelência musical, portanto, ressalto a importância de se trabalhar a música, através do vídeo, com os jovens e mesmo com as pessoas da chamada meia idade, ou seja, até os quarenta anos.

Hoje, em que vemos, tristemente, jovens se drogarem e alcoolizarem em baladas nas boates e viagens turísticas em navios, precisamos alertá-los que esses prazeres passam e deixam consequências desastrosas para o corpo e o a alma, isso quando não trazem a morte prematura.

Podemos trabalhar o vídeo de forma pedagógica, nas escolas e nos centros religiosos, com muito bons resultados, levando os jovens a debaterem o significado da letra em confronto com a realidade da vida e os melhores objetivos para uma vida com qualidade, no respeito a si mesmo, ao próximo e à sociedade.

Vamos reunir os jovens, distribuir a letra da música para uma leitura prévia e uma conversa. Na sequência projetar o vídeo, pelo menos duas vezes, e, então, estimular um amplo debate sobre valores e o que queremos de nós mesmos perante a vida. Como conseguir paz, justiça social, qualidade de vida, matando-se aos poucos com drogas, sexo livre, violência e alcoolismo?

Quem quiser o vídeo basta escrever um comentário e solicitar, que enviarei com prazer.

Espero que você, leitor, se ainda for jovem, não precise, lá na frente do tempo que passa, fazer a pergunta: "onde estão meus vinte anos?".

Pensemos nisso!

Comentários

Anônimo disse…
Parabens. Vce pensa exatamente como eu, nesse aspecto. Vamos fazer alguma coisa util e mostrar que a vida nao e bem assim. Existem valores maiore e nao devemos deixar perder-se no tempo.

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo