Previdência que Funciona

Finalmente assistimos a Previdência Social, ainda que com algumas falhas, funcionar decentemente a benefício do trabalhador brasileiro. A informatização de todos os serviços, com a base de dados digitalizada desde 1976, ano em que as empresas passaram a entregar a RAIS, permite agora que aposentadoria e pensões saiam em tempo recorde, com a promessa do trabalhador ficar no máximo meia hora dentro da agência, salvo casos que requeiram alguma prova documental.

O sistema está em implantação gradual e nem tudo são maravilhas, mas isso é fácil de compreender, pois o gigantismo da Previdência Social sujeita o processo a falhas, que o governo promete corrigir com agilidade.

A informatização não é uma mágica, ela não funciona automaticamente, depende do trabalho do homem, mas é, sem dúvida, o caminho que os serviços públicos devem tomar, pois na era da tecnologia da informação não dá mais para ficar carregando papel, preenchendo protocolos, aguardando trinta ou mais dias e ser prisioneiro da malha burocrática.

O exemplo da Previdência Social, que sempre foi considerada lenta, burocrática, ineficiente deve ser seguido por outras instâncias governamentais, como o caso da Saúde, em que os serviços públicos funcionam de mal a pior, tanto na esfera federal quanto estadual e municipal das grandes cidades brasileiras.

O caso da Previdência Social não é isolado, e percebemos que faltava vontade política, querer fazer. Temos plena certeza que, a despeito dos esforços de muitos servidores honestos e competentes, o que falta a muitos serviços públicos é a boa vontade de administradores e políticos em querer fazer o que deve ser feito, a bem da população que depende desses serviços.

Quando o querer aparece e suplanta a má vontade dos interesses de grupos que se locupletam com a burocracia, fomentando a corrupção, tudo se resolve e de forma até mesmo espetacular, pois o anúncio do Ministério da Previdência Social, dando novo sopro de vida ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), deixou muita gente incrédula, inclusive a imprensa, que correu para o instituto com seus repórteres, constatando que o anúncio do Ministro é uma verdade.

Quem disse que este país não é sério, e que as coisas aqui não dão certo?

Pensemos nisso!

Comentários

Anônimo disse…
Oi, Marcus, na realidade a previdência trata muito mal os seus funcionários. É rara a agência que tem gente suficiente para atender, os computadores são antigos, os sistemas são antigos e não funcionais, não tem impressora para todos e nas que tem, falta papel, falta toner, falta cilindro, quando não falta tudo isso junto. Como resolveram que comprar água de galão é melhor, às vezes falta água e o café são os funcionários que compram há anos. As chefias são mal treinadas, mal preparadas, mal escolhidas, por causa disso, fazem uma pressão insuportável em cima dos funcionários e há agências em que os chefes impedem os peritos de dar licença médica para os servidores, que acabam adoecendo porque ninguém aguenta o tratamento desumano por muitos anos. Se a situação é ruim para os contribuintes, pode ter certeza que para os funcionários, concursados, de carreira, a situação tb não é nada boa.

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo