Caminhos transformadores da educação

 
 
Existem muitos caminhos transformadores da educação e a questão não é dizer que esta ou aquela proposta é a ideal, é a correta. Se tomarmos esse caminho vamos nos fechar em posições entrincheiradas que acarretarão muitos males, e o progresso que se esperava realizar pode não acontecer.
 
Temos a certeza da necessidade da transformação, e vários modelos inovadores estão acontecendo pelo Brasil e pelo mundo, renovando o processo ensino-aprendizagem, as práticas pedagógicas, os conceitos e assim por diante. Não podemos afirmar que este modelo é superior àquele, ou que este é que deve ser seguido em detrimento de outros modelos.
 
Devemos alcançar a união de esforços, o respeito às ideias e práticas, mesmo que não concordemos com elas, mas sem perder a visão da necessidade de transformação.
 
Em nosso país temos vários modelos transformadores de sucesso na escola, como, por exemplo, o Projeto Âncora, com sede em Cotia/SP; temos igualmente a Emef Des. Amorim Lima, na capital paulista; a Escola da Serra, em Belo Horizonte/MG; o Centro Educacional Conhecer, na cidade de Leopoldina/MG, entre outras 178 escolas e organizações já reconhecidas oficialmente pelo MEC como inovadoras. Para conhecê-las clique no link http://criatividade.mec.gov.br/noticias/61-mec-reconhece-178-organizacoes-como-inovadoras-e-criativas-2
 
Entre os diversos modelos temos o Projeto Escola do Sentimento, com dois princípios basilares: desenvolvimento afetivo do educando e utilização do amor como base do processo de ensinagem (como cunhou o Prof. José Pacheco). 
 
Mais que transformação metodológico, pressupõe transformação de filosofia, de cultura, de práxis, levando os educadores a trabalharem a regra de ouro da educação: aprender a fazer ao outro somente o que gostaria que o outro me fizesse.
 
Esse modelo educacional é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Educação Moral.
 
Acesse www.ibemeduca.com.br e conheça esse trabalho.
 
Aguardo seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo