Incentivo à Leitura

Aproximadamente 18 milhões de estudantes do ensino fundamental brasileiro (53,9% do total) e 2,7 milhões do ensino médio (30,2% do total de alunos) não têm acesso a bibliotecas, segundo dados oficiais demonstrados por pesquisas realizadas nas escolas públicas. Isso é mais do que triste, é um descaso com a educação e com a dignidade humana.

Entretanto, existe um projeto que pode minimizar bastante essa carência cultural e verdadeira fome por livros. É a Caixa Estante Cultural. Um nosso leitor explicou seu funcionamento, que ocorre em empresas da região de Bauru, no Estado de São Paulo, e que vamos adaptar para funcionamento nas escolas.

Trata-se de caixa com cerca de 70 livros dos mais variados gêneros, que, através de rodízio, fica três meses em cada escola. Na verdade são montadas 4 Caixas, assim, a cada três meses os estudantes têm contato com novos títulos, pois o sistema é rotativo.

O sistema pode ser gerido pela Secretaria Municipal de Educação, que fará a capacitação de um Agente de Leitura para cada escola. Esse agente pode ser um professor ou um pai voluntário. O agente de leitura é encarregado de cuidar da Caixa Estante e ser um facilitador do acesso aos livros por parte dos alunos.

A existência rotativa da Caixa Estante Cultural não impede que a escola tenha sua própria biblioteca, aliás, se bem trabalhada, a Caixa será um estímulo para sua criação, ampliando os horizontes da imaginação e do conhecimento de crianças e jovens.

Para montar o acervo de livros que vão constituir as quatro Caixas, a secretaria de educação pode fazer uma campanha para doação de livros junto à população e, também, ouvir professores, pais e estudantes sobre que tipo de literatura gostariam de ter acesso, democratizando assim o projeto, que terá a participação de todos.

Anualmente bastará a secretaria fazer uma reunião de avaliação e recapacitação com os agentes de leitura, cuidando igualmente para renovar em parte o acervo de livros.

A Caixa Estante Cultural é uma idéia simples, objetiva e de fácil consecução, envolvendo um mínimo de verba, que a Prefeitura pode perfeitamente investir.

Juntando uma boa idéia com a vontade política de fazer, muitos problemas enfrentados pelo sistema de ensino brasileiro poderiam ser coisa do passado.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo