Valorizando a Vida

Talvez o maior de todos os desastres ecológicos seja o auto-extermínio. Mesmo num país como o Brasil, onde as taxas são significativamente menores do que em outros países, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. A boa notícia vem da moderna psiquiatria: é possível prevenir a maior parte dos casos de suicídio com informação e atendimento adequados. Desde 2006 o Brasil conta com uma Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio e essa não é uma luta apenas de governos ou organizações que militam na área da saúde pública mas de toda a sociedade.
Segue abaixo uma relação de textos e links úteis para quem deseja se informar melhor sobre esse assunto e, se possível, se engajar nesse amplo movimento em favor da vida.

Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio - No Brasil, embora a taxa de mortalidade por suicídios, de 4,5/100.00 habitantes, seja considerada baixa, existem Estados e Municípios que apresentam taxas duas vezes superiores à média nacional, como, por exemplo, o Estado do Rio Grande do Sul (9,8/100.000). Nesse Estado, em determinadas faixas etárias, as taxas chegam a 30,2/100.000.

Com objetivo de reduzir taxas de suicídios e tentativas e os danos associados com comportamentos suicidas, como o impacto traumático do suicídio na família, nas comunidades, nos locais de trabalho, nas escolas, outras instituições e na sociedade brasileira, a Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde apresenta a ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

Projeto Comviver – serviço psicológico gratuito prestado a parentes e amigos de suicidas - www.projetocomviver.org.br.

CVV – o mais antigo, respeitado e eficiente serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio do Brasil - www.cvv.org.br.

Lixo e suicídio - artigo escrito para o CVV, no qual são comparados os serviços prestados pelos catadores de recicláveis e os voluntários do CVV.

“Suicídio, problema oculto na saúde pública : papel da mídia no esclarecimento” - texto de André Trigueiro publicado no livro "Violência faz mal à saúde", do Ministério da Saúde, Editora MS, Brasília, 2004.

Instituições que estudam e/ou atendem pessoas com comportamentos suicidas e seu familiares:

Suicídio na Adolescência - www.projetocomviver.org.br.

Prevenção do Suicídio um manual para médicos clínicos gerais - http://portal.saude.gov.br.

Associação Brasileira de Psiquiatria - www.abpbrasil.org.br.

Biblioteca Virtual em Saúde - www.saudepublica.bvs.br.

American Association os Suicidology - www.suicidology.org

Associação Argentina de Prevenção do Suicídio - www.suicidologia.org.ar.

Sociedade Portuguesa de Suicidologia - www.spsuicidologia.pt.

Site da WHO para a prevenção do suicídio - www.whao.int.

International Association for Suicide Prevention - www.med.uio.no.

Fonte: www.mundosustentavel.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo