Projetos Futuros na Educação

A futura secretária de educação da Cidade do Rio de Janeiro, Cláudia Costin, concedeu entrevista ao RJTV, da Rede Globo, onde teve oportunidade de informar várias ações que serão implementadas em sua gestão. Vamos conhecê-las, tecendo nossa análises crítica.

1. Manutenção do Sistema de Ciclos - A secretária informou que manterá e fará a ampliação do atual sistema de ciclos para todos os segmentos de ensino que, segundo ela, funciona satisfatoriamente. Realmente, a funcionalidade dos ciclos é boa para o processo ensino-aprendizagem, mas é bom lembrar que muitas escolas possuem os ciclos só no papel, pois a prática é a mesma da antiga seriação, e essa postura precisa ser modificada.

2. Reforço Escolar - É promessa da secretária Cláudia Costin implantar o reforço escolar, reservando a cada 7 a 10 professores, 1 professor que trabalhará o reforço, dando como exemplo o que fazem a Finlândia e a Coréia do Sul. Aqui fica a eterna discussão entre melhorar a qualidade do ensino e implantar o reforço escolar. Cremos que seja necessário encontrar o ponto de equilíbrio. Sem dúvida melhorar a qualidade do ensino, ao mesmo tempo em que se faça reforço aos alunos que efetivamente dele precisem.

3. Compromisso Todos pela Educação - É promessa alinhar o trabalho e as metas da secretaria de educação com as metas do Compromisso Todos pela Educação. Neste caso só temos que aplaudir a promessa.

4. Diagnóstico das Escolas - Segundo falou a secretária, antes de implementar as ações descritas acima, será feito um diagnóstico das necessidades pontuais das escolas. Só esperamos que esse diagnóstico seja objetivo e não se estenda tempo sem fim.

5. Trabalho Conjunto Diretores/Coordenadores - Disse a secretária que pretende trabalhar em conjunto com os diretores e coordenadores pedagógicos. Sabemos da dificuldade logística de fazer isso, mas mecanismos podem ser implementados que facilitem os canais de comunicação. Se isso ocorrer será um ganho muito grande para o ensino carioca.

6. Formação Continuada - Realizar treinamentos em serviço e disponibilizar formação continuada através de cursos para os professores, tentando atender as necessidades apontadas pelo diagnóstico escolar é outra promessa que merece aplauso, pois finalmente deixará de ser feito um planejamento a priori, de cima para baixo.

7. Creches - A secretária Cláudia Cotrin enfatizou que multiplicará o número de creches, e que estas deixarão de ser tomadoras de conta de crianças, para se inserirem efetivamente no sistema de ensino, como verdadeiros centros educacionais para essa faixa infantil. É uma boa notícia, pois já passou o tempo de mudar a visão sobre a creche.

Bem, agora resta esperar a posse no mês de janeiro e o início da nova gestão. As propostas são boas, estão alinhadas aos anseios da população e refletem um bom pensamento pedagógico.

Vamos acompanhar e exercer nossa massa critica, sempre procurando colaborar para o melhor, pois a educação é essencial para a melhora da sociedade.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo