segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mais aulas na rede pública podem reduzir desigualdade

Do G1, em Brasília

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (16) que estudos feitos pelo governo indicam que o aumento da carga horária da escola pública pode reduzir as desigualdades em relação às escolas particulares.

Segundo ele, resultados de uma pesquisa feita pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República serão apresentados aos secretários municipais e estaduais de educação na semana que vem.

"Uma das coisas que verificamos é que os alunos da escola particular ficam mais tempo na escola do que a escola pública. Há uma desvantagem relativa. A pública, na melhor das hipóteses, tem 800 horas por ano e a particular tem 25% mais tempo que isso. O secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos liderou um grupo que pesquisadores que mapeou a literatura internacional sobre qualidade e uma das conclusões é que o número de dias letivos e o numero de horas por dia tem impacto muito grande na qualidade", afirmou o ministro no programa "Bom Dia Ministro", transmitido pela TV estatal NBR.
saiba mais

De acordo com o ministro, a apresentação dos resultados da pesquisa servirá para "abrir a discussão sobre essa possibilidade de oferecer ao aluno de escola pública igualdade de condições".

Fernando Haddad disse ainda que a jornada de 800 horas por ano é "curta". "Precisaríamos de ter mais de 200 dias letivos e mais de quatro horas de aula por dia. (...) Os estudos demonstram que essa é uma variável muito importante para explixar a diferença de desempenho."

----------------------------------------------

Mais dias letivos, mais horas dentro da escola, mais aulas. Será que isso efetivamente melhorará a qualidade do ensino público?

Sabemos que 4 horas diárias é pouco, muitos países possuem carga maior e com bons resultados, mas, pesquisas mostram que os frutos desses bons resultados são devidos à conjugação de alguns fatores, tais como: planejamento educacional; capacitação dos professores; projetop pedagógico; estrutura física e pedagógica da escola; melhor remuneração do professor e carga horária de aula maior.

Não é apenas investindo num único fator que vamos melhorar a qualidade do ensino público.

Que o ministro da Educação e secretários de Educação pensem seriamente sobre isso.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Para onde foi a educação?

PUC suspende atividades para evitar '1º Festival de Cultura Canábica'
Reitor alega que festas ganharam ‘proporções inadmissíveis’.
Ele cita determinações que visam combater consumo de álcool e drogas.

Do G1, em São Paulo

A reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) suspendeu as atividades administrativas e acadêmicas desta sexta-feira (16) no campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. A medida foi tomada pelo reitor Dirceu de Mello após estudantes divulgarem a realização do 1º Festival de Cultura Canábica.

Por intermédio do ato nº 127/2011, publicado no portal de internet da PUC, o reitor proibiu a circulação de pessoas não autorizadas pelos edifícios Cardeal Motta e Bandeira de Mello. O reitor cita em sua decisão uma série de determinações que visam combater o consumo de álcool e drogas.

Dirceu de Mello alega que as festas nas noites de sexta-feira na PUC ganharam “proporções inadmissíveis” por causa do barulho, do “não dissimulado uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes, afora outras condutas reprováveis”.

--------------------------------------------

Diante dessa notícia só nos resta pergtuntar: para onde foi a educação?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Você pode ganhar livros gratuitamente na promoção "Dê Um Livro de Presente", que a Alma do Livro está realizando.

É uma promoção em que você acumula Bônus-Livro e troca por livros.

Acesse www.almadolivro.com e participe!

Seminário Novo Rumo para a Educação

Até o final deste mês de setembro as inscrições para o I Seminário Novo Rumo para a Educação estão com 20% de desconto. O tema central é "Pedagogia da Sensibilidade e Sua Aplicação na Educação Básica". Será em novembro, na cidade de Vinhedo-SP, com a participação do Prof. José Pacheco, da Escola da Ponte (Portugal).

Informações e inscrições em www.educacaomoral.org.br.

A realização é do Instituto Brasileiro de Educação Moral.

Vídeo - O Jovem e a Dinâmica Educacional

O vídeo sobre educação espírita O Jovem e a Dinâmica Educacional aborda a importância da participação do jovem no processo ensino-aprendizag...