A escola pode ser diferente. Necessariamente não precisa estar formatada em salas de aula, turmas, séries, provas, notas e tudo o mais que todo mundo sabe muito bem como é. Ela pode ser diferente.
Mesmo mantendo salas de aula e tudo o mais que hoje caracteriza a escola, seja pública ou particular, a escola pode ser diferente. Isso depende de gestores e educadores fazerem diferente, acreditarem que podem fazer diferente.
Que tal introduzir nos trabalhos escolares o diálogo? Sim, o educador dar voz aos educandos, ouvir o que eles têm a dizer, construindo o ensino a partir dessa intensa interação. É diferente, não é mesmo?
O educador pode permitir e incentivar que os educandos, sempre através do diálogo e de atividades, compartilhem expressões e vivências. Com isso o educador estará fazendo com que o educando se sinta valorizado e confiante em si mesmo. Muito diferente, não é mesmo?
Também pode o educador, e na verdade deve, demonstrar de forma concreta a aplicação e a utilidade dos conteúdos de cada matéria, para que o educando não se aborreça com os estudos e saiba aplicar na vida, de forma prática, tudo o que aprende. É bem diferente do que acontece hoje.
E aulas mais interessantes, vamos introduzir? O educador pode muito bem inovar, pesquisar novas formas de ensinar, usar a criatividade, saindo da mesmice, da repetição, do mesmo livro, da apostila de sempre, do exercício desgastado pelo tempo. Pode trabalhar por grupos de pesquisa e desenvolvimento de projetos. Que diferente!
É, a escola pode ser diferente.
Pode ser mais alegre, mais prazerosa, mais útil. Podemos pintar as paredes de cores diversas, e cantar e bailar junto com a música ambiente, e construir canteiros repletos de plantas e flores. Podemos fazer tanta coisa diferente!
E porque não adotar a Pedagogia da Sensibilidade? E realizar a Escola do Sentimento? Por que não parar de sonhar e dizer "não sei", "talvez" e colocar a força de vontade para fazer?
Ou será que a vontade de mudar desapareceu dos sonhos dos professores?
Pensemos nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário