Escola em horário integral
Deu no Jornal do Brasil:
A presidente Dilma Rousseff destacou hoje (20) que o Programa de Ensino Integral Mais Escola oferece educação em dois turnos em 32 mil escolas públicas de todo o país, sendo que em quase 18 mil delas a maioria dos alunos é beneficiário do Bolsa Família.
“Nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores e assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte”, disse.
No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela explicou que, no turno complementar às aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico, sobretudo em áreas como português e matemática. A escola oferece ainda atividades como música e esportes, que ajudam na concentração e na disciplina dos estudantes.
---------------------------------------------------
A notícia parece muito boa, mas o que é mesmo educação integral em horário integral? Será que contraturno é sinônimo do que se deseja numa escola de horário integral? E desde quando alimentação de qualidade e esportes significam educação integral?
Somente de boas intenções e discursos não se faz educação de qualidade. E será mesmo que os professores estão realizando acompanhamento pedagógico no turno em que não estão em sala de aula? Estão preparados, capacitados para isso?
Não fazemos a crítica pela crítica. Fazemos um alerta para ressaltar que entre o discurso político e a prática pedagógica há um abismo cujos extremos estão ligados por frágil ponte ao sabor dos ventos que assolam uma escola precária tanto no aspecto físico quanto educacional.
Alerta o educador José Pacheco: "Na perspectiva reducionista como vem sendo interpretada e desenvolvida, a escola de tempo integral visa apenas ocupar tempos livres". E complementa, provocando reflexão: "Reconheço mérito nas experiências brasileiras, mas seus efeitos são condicionados pela prática de um modelo escolar inadequado, no qual ainda muitas escolas e municípios insistem, despendendo avultados recursos, obtendo retorno escasso".
A presidente Dilma Rousseff destacou hoje (20) que o Programa de Ensino Integral Mais Escola oferece educação em dois turnos em 32 mil escolas públicas de todo o país, sendo que em quase 18 mil delas a maioria dos alunos é beneficiário do Bolsa Família.
“Nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores e assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte”, disse.
No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela explicou que, no turno complementar às aulas, os alunos têm acompanhamento pedagógico, sobretudo em áreas como português e matemática. A escola oferece ainda atividades como música e esportes, que ajudam na concentração e na disciplina dos estudantes.
---------------------------------------------------
A notícia parece muito boa, mas o que é mesmo educação integral em horário integral? Será que contraturno é sinônimo do que se deseja numa escola de horário integral? E desde quando alimentação de qualidade e esportes significam educação integral?
Somente de boas intenções e discursos não se faz educação de qualidade. E será mesmo que os professores estão realizando acompanhamento pedagógico no turno em que não estão em sala de aula? Estão preparados, capacitados para isso?
Não fazemos a crítica pela crítica. Fazemos um alerta para ressaltar que entre o discurso político e a prática pedagógica há um abismo cujos extremos estão ligados por frágil ponte ao sabor dos ventos que assolam uma escola precária tanto no aspecto físico quanto educacional.
Alerta o educador José Pacheco: "Na perspectiva reducionista como vem sendo interpretada e desenvolvida, a escola de tempo integral visa apenas ocupar tempos livres". E complementa, provocando reflexão: "Reconheço mérito nas experiências brasileiras, mas seus efeitos são condicionados pela prática de um modelo escolar inadequado, no qual ainda muitas escolas e municípios insistem, despendendo avultados recursos, obtendo retorno escasso".
Comentários