Aprendendo a lidar com as emoções
Escolas de São Paulo - públicas e particulares -, estão realizando trabalho pedagógico de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como cooperação, empatia, senso crítico e curiosidade. É o que nos dá conta reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. São citados o Colégio Santa Maria, da zona sul da capital paulista, o Colégio Pio XII, da zona oeste, o Colégio Eduque, da zona sul, assim como 17 escolas da rede estadual de ensino, essas em caráter experimental durante o ano de 2015, com continuidade neste ano.
Segundo os educadores e coordenadores pedagógicos ouvidos pela reportagem, essas escolas agora estão interessadas também em chegar ao final do ano e não terem apenas uma boa avaliação de seus alunos em matemática, português e outras disciplinas curriculares, querem que os alunos também saibam lidar com situações de conflito, com preconceitos, e tenham mais tolerância e calma nas relações familiares e com os outros de forma geral.
É uma ação pedagógica que merece apoio. Naturalmente exige da escola mudança no fazer pedagógico, com a consequente capacitação dos educadores, mas os resultados positivos até agora percebidos revelam que esse é um caminho promissor.
Muitos conflitos têm origem no fato das crianças e jovens não saberem lidar com equilíbrio com as emoções, suas e dos outros, daí gerando conflitos que explodem na conduta no lar, na escola e na sociedade. A escola possui papel determinante nessa área, não esquecendo que deve realizar o trabalho socioemocional em parceria com os pais e responsáveis. Se educadores e pais não se trabalharem igualmente na área emocional, pouco efeito resultará desses procedimentos pedagógicos. É preciso lembrar que o bom exemplo do educador é a chave.
Para quem quiser se aprofundar no assunto, o link da matéria é http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,escolas-ensinam-a-lidar-com-as-emocoes,10000021093.
Pouco a pouco uma nova realidade escolar surge no horizonte, para o bem da sociedade e melhor encaminhamento das nova gerações.
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