Conversa para pensar
Numa roda de conversa informal, ouvi a Cláudia, que é professora dedicada do ensino fundamental em escola pública, amiga que compartilha alguns dos mês pensares sobre educação, dizer emocionada:
Tenho estado muito preocupada com as crianças lá na escola. Elas estão reproduzindo nos seus discursos e nas suas ações a defesa e a prática do que, na verdade, é a hipocrisia e a corrupção que assistimos nos escalões dos governos.
A Samanta, que é mãe, perguntou:
Você não é professora de matemática?
Ao que a Cláudia confirmou:
Sim, sou professora de matemática no primeiro e no segundo segmento do ensino fundamental.
A essa resposta, finalizou a Samanta:
Então não entendo sua fala, pois sua função na escola não é se preocupar com o que deve ser preocupação dos pais, você está na sala de aula para ensinar matemática, não é assim?
A professora Cláudia, no sem bom senso e sem querer polemizar, contrapôs:
Minha amiga, se como professora, que na minha visão é o mesmo que educadora, eu me preocupar apenas com o que tenho de ensinar dentro dos conteúdos da disciplina curricular, eu não estarei, na verdade, sendo educadora, pois estarei ignorando o que é essencial: os seres humanos em desenvolvimento que estão comigo e que serão os seres humanos mais ou menos conscientes da nossa sociedade, onde vivemos. Devo ser uma colaboradora dos pais na educação das crianças, e se os pais não estão fazendo a contento sua parte, pelo menos eu devo fazer o meu melhor, afinal a escola também é lugar de educar.
A Samanta não continuou o diálogo, e os demais preferiram mudar de assunto. A Cláudia me lançou um olhar significativo, como querendo minha aprovação, e lhe enderecei um sorriso de confirmação, mas sem me aventurar a falar mais alguma coisa, pois o grupo de amigos não queria parar para pensar, para refletir, queria apenas amenidades, jogar conversa fora e deixar tudo como sempre esteve.
Trago então para meus leitores esse acontecido para fazer um convite à reflexão.
A escola é lugar de ensinar ou lugar de educar? Os professores são também educadores ou apenas pessoas que devem ensinar conteúdos curriculares? Escola e família devem se dar as mãos para a melhor educação das novas gerações, ou cada ente tem seu papel específico e deve fazer seu trajeto independente?
Tais são as reflexões a que me levou a professora Cláudia, e que repasso a você, neste salutar convite, creio eu, de pensarmos melhor sobre a educação e sua importância.
Comentários