Ética

Após um dia de trabalho, o pai estava no aconchego do lar assistindo o noticiário televisivo, ao lado da esposa e dos filhos. Em certo momento assistiu reportagem sobre desvio de verba pública envolvendo administradores públicos e representantes políticos. Indignado, disse aos filhos: "Isso é uma pouca vergonha, um absurdo, parece que todos eles são corruptos, é uma imoralidade". E arrematou: "E quase não estou aqui para lhes falar isso". Instado pelos filhos a uma explicação, disse: "É que quando vinha para casa um guarda me parou e queria me multar, tive que escorregar um dinheiro para me livrar".

Para esse pai, desviar verba pública é corrupção, é desonestidade. Corromper o guarda de trânsito é ser esperto, é sair no lucro, evitando uma multa mais cara que a chamada propina. Entretanto, no pequeno ou no grande, a questão não é a mesma?

Pode parecer muito conveniente adaptar a ética aos próprios interesses, mas em continuando assim estamos reforçando inversão de valores e mantendo a crise moral do homem, que se reflete na sociedade.

Solução para crise moral, só com aplicação da educação moral, aquela educação que reforça valores positivos, que leva ao desenvolvimento do senso moral.

Queremos acabar com a corrupção e todos os seus males? Apliquemo-nos em trabalhar a educação moral, iniciando por nós mesmos, pois sem bons exemplos, dificilmente nossos filhos serão honestos e éticos.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo