Saúde humana

A epidemia de dengue no Rio de Janeiro, não apenas na capital, mas igualmente nos municípios da baixada fluminense, mostra cruelmente como estamos insensíveis para com o outro. O vizinho com seu vizinho, o familiar com seu familiar, o médico com o paciente, a autoridade pública com o povo.

Todo mundo fala, pede, exige, chora... mas trabalhar efetivamente no combate ao mosquito transmissor e no tratamento dos infectados... aí já é outra história.

O prefeito da cidade maravilhosa diz que rezou para que os mosquitos fossem levados pelos santos protetores para alto mar, enquanto mantém fechado o Hospital de Acari. As forças armadas limitam-se a abrir tendas de hidratação, quando possuem hospitais de campanha já utilizados anos atrás. O governo estadual gasta dinheiro emergencial para pagar médicos vindos de outras regiões do país, mas não contrata em definitivo os profissionais de saúde que a rede necessita. E todos se acusam: a população acusa o governo de descaso, o governo acusa a população de desleixo.

Mas, tenhamos calma... O Ministro da Saúde achou o vilão: é a indústria farmacêutica, que está lucrando com a venda de paracetamol, e ameaça proibir a publicidade do remédio.

Enquanto isso a mídia televisiva sobrevoa as cidades infectadas e descobre, nas áreas públicas, incubadoras perfeitas para o mosquito transmissor: pátios e prédios mal cuidados empoçando água. E, para espanto geral, apressam-se as autoridades responsáveis a informar que tomam os devidos cuidados, mesmo contrariando as imagens e os depoimentos dos moradores locais.

Pobre saúde humana. Pobre ser humano.

Até quando saúde e educação serão considerados prioridades apenas nos discursos e no papel? Enquanto isso utilizemos manga comprida, calça e meia em ambiente preferencialmente refrigerado, pois aí o mosquito não tem vez. Como se essa fosse a realidade do nosso povo, e isso fosse solução para a epidemia.

Até quando seremos assim tão insensíveis à dor de quem perde um filho para um pequeno e terrível mosquito?

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo