Brasil deve aprender a valorizar o professor

O G1 publicou:

Após uma semana na Coreia do Sul participando do Fórum Mundial de Educação, o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro considera que a principal lição que o Brasil deve tirar da experiência coreana é a valorização do professor. O Fórum, realizado pela Unesco em Incheon, reuniu representantes de mais de cem países para discutir os próximos passos a serem seguidos pelos países para melhorar a educação mundial.

"O grande ponto que nós temos que tirar da lição coreana é a valorização do professor. Esse é um grande ponto que a Unesco recomenda, que o Brasil quer pelo seu Plano Nacional de Educação e que a Coreia [do Sul] pratica", disse o ministro em entrevista ao G1.

"A valorização do professor e do diretor são outros pontos importantes do que o Fórum recomenda. Também estamos neste caminho e não é um caminho fácil, porque a carreira docente foi muito desprestigiada nas últimas décadas", comentou.

-------------------------------------------------------------------

Essa fala do ministro da Educação é importante, pois ele não está preocupado em importar algum modelo educacional aplicado em outro país, ele traz como lição, e dever de casa, a grave questão da valorização do professor, que precisa receber bom salário, ter plano de carreira no magistério e uma escola digna para trabalhar.

Apesar de já existir o Piso Nacional dos Professores, é fato que muitos estados e municípios não cumprem o estabelecido em lei, portanto, temos muito o que avançar.

Que a fala do atual ministro da Educação seja acompanhada de atos concretos para valorização do magistério.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas diferentes pelo mundo

Uma nova dinâmica para a evangelização

Carta pela paz no mundo