Dez passos para construção da paz no mundo

Quando da publicação da Carta pela Paz no Mundo, ocorrida em 1º de janeiro de 2016, ofereci aos leitores um passo a passo para que, na prática, toda pessoa pudesse contribuir para termos paz no mundo.

Não é possível sonhar com uma humanidade solidária, fraterna, justa, ética e pacífica se cada um não fizer sua parte nesse sentido, pois a transformação coletiva é dependente da transformação individual, ou seja, se eu quero que o mundo tenha paz, eu preciso viver em paz comigo mesmo e com os outros.

Para isso temos então os dez passos para construção da paz no mundo:

1 – Procure amar os outros, como eles são, respeitando seus direitos, sem fazer exigências.

2 – Respeite o ponto de vista dos outros, pois cada um tem seu entendimento, sua visão das coisas e suas perspectivas da vida.

3 – Seja compreensivo e tolerante para com os outros, do mesmo modo que deseja que os outros o sejam consigo.

4 – Busque sempre o perdão em todas as circunstâncias.

5 – Seja a mudança que você deseja ver no mundo.

6 – Na administração pública pense sempre no bem estar coletivo.

7 – Substitua a agressividade pelo amor.

8 – Faça aos outros somente o que gostaria que os outros lhe fizessem.

9 – Combata os vícios morais, desenvolvendo as virtudes, aplicando a si mesmo a educação moral.

10 – Eleja a não violência e a paz como roteiros existenciais.

São dez passos perfeitamente possíveis de serem dados por qualquer pessoa acionando sua força de vontade, querendo estabelecer um novo paradigma, inciando pela família, a vizinhança, a comunidade do bairro, o ambiente profissional, e em todas as relações sociais que estabelecemos com os outros, mesmo porque somos seres interativos, estamos sempre nos relacionando, como no transporte coletivo, no supermercado, na rua e assim por diante.

A paz nas relações deve começar com minhas atitudes de compreensão, tolerância, calma, diálogo, combatendo assim o estresse, o nervosismo, o egoísmo, a prepotência e a violência. Amor, cooperação e solidariedade estabelecem um mundo mais pacífico, e todos podemos ser pacíficos, estabelecendo a paz como objetivo a ser alcançado.

Se não aprendemos na escola, e muitas vezes também na família, a cultura da paz, sempre é tempo, pelo autoconhecimento e autoeducação, de educarmos nossos pensamentos, palavras e ações para o paradigma da paz, pois viver em paz faz bem para nós e para os outros, quando a violência, seja ela física ou por palavras, somente faz o mal para nós e para os outros.

Deixo meu convite para você refletir com profundidade sobre os dez passos para construção da paz no mundo, e, mais do que isso, para você iniciar a prática de cada um no seu dia a dia, sem se preocupar com as outras pessoas, pois será a força do seu exemplo que fará com que, paulatinamente, os outros também iniciem, por sua vez, o movimento pela pacificação das relações humanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas diferentes pelo mundo

Pergunta de criança

Carta pela paz no mundo