segunda-feira, 16 de maio de 2022

Má formação dos professores

Segundo dados oficiais do Ministério da Educação (MEC), temos atualmente no Brasil 90 cursos de pedagogia no ensino superior com nota de avaliação entre 1 e 2, numa escala que vai até 5. As normas que regulam o ensino superior exigem que um curso avaliado com essas notas receba uma comissão do MEC para avaliação presencial, quando serão feitas recomendações a serem implementadas. Se numa nova avaliação a nota não crescer, o curso deve ser descredenciado.

Acontece que esses 90 cursos de pedagogia simplesmente não receberam nos últimos anos a segunda nota de avaliação. O MEC não informa se foi feita vistoria presencial. Resultado: temos 90 cursos de pedagogia de má qualidade, mal avaliados, que continuam a captar estudantes e diplomá-los.

Essa situação é calamitosa, pois esses cursos estão formando os professores e os cientistas da educação de nosso país, que chegarão às escolas despreparados para a realidade do sistema de ensino, tendo apenas teoria e quase nenhuma prática.

A deterioração dos cursos de pedagogia está tão grande, e é muito fácil entrar numa faculdade particular para fazer o curso a distância com uma mensalidade de pequeno valor, que muitas pessoas estão fazendo pedagogia apenas para ter o diploma do ensino superior, facultando a elas acessarem cargos públicos mais vantajosos. Moral da história: há uma parcela significativa de estudantes de pedagogia que nada querem com a carreira, estão apenas ganhando um diploma, enquanto a empresa que mantém o curso soma o lucro.

E há ainda mais um componente perverso: boa parte desses cursos são oferecidos totalmente na modalidade educação a distância pela internet, quando o regulamento do MEC exige uma parcela mínima de horas de aulas presenciais. Como isso é permitido?

O futuro da educação brasileira está seriamente ameaçado.

Realizando uma palestra para estudantes do 4º período de pedagogia de uma faculdade particular, não conseguimos que os mesmos conseguissem definir minimamente o que seja pedagogia e educação.

Realizando uma roda de conversa com professoras de uma escola pública, todas ostentando o diploma de pedagogia, constatamos que não tinham noção do que a pedagogia representa para a educação.

O sucateamento dos cursos de pedagogia representa o sucateamento da educação.

Educação sucateada, vilipendiada, jogada à matroca, com educadores que não sabem pensar, que não estão preparados para a realidade da escola, pouco representará para o bem-estar social, mantendo uma sociedade desorganizada, repleta de males e subserviente aos mais inteligentes e espertos.

É triste constatar a que ponto chegamos com o descaso sobre a educação.

O que deveria ser considerado essencial, pois trata do futuro humano, está jogado ao lixo, irresponsavelmente sendo paulatinamente destroçado e deixado ao relento nos subúrbios da sociedade.

Diante dessa realidade, o que já estava ruim está ficando cada vez pior, e o amanhã da nossa nação está ficando obscurecido por uma nuvem de incertezas, pois se ninguém sabe para onde vai nossa educação, qualquer destino servirá. É isso o que desejamos?

Mantemos nossa esperança de uma reversão desse quadro, continuando a trabalhar pela educação.

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