A solução

Onde está a causa de tantos males e sofrimentos da humanidade?

Será que a causa está na falta de ciência? A resposta é negativa, pois os avanços científicos em todas as áreas atestam que não nos falta conhecimento, tecnologia e visão sobre o homem, o mundo e vida.

Será que a causa está na falta de filosofias? Novamente a resposta é negativa, pois não faltam as mais diversas visões filosóficas sobre o ser e o existir, sejam elas materialistas ou espiritualistas.

Será que a causa está na falta de doutrinas religiosas? Olhando a história humana e nossa atualidade, vemos que o que não nos falta é opção de caráter religioso, pois temos religiões as mais diversas para escolher e seguir.

Será que a causa está na falta de códigos morais? Eis o que não carecemos, pois códigos morais para nossa melhor conduta existem desde os tempos mais recuados da humanidade.

Será que a causa está na falta de cultura? Outra vez temos que responder negativamente, pois as manifestações culturais em todas as áreas são exuberantes, atendendo a todos os gostos.

Será que a causa está na falta de soluções econômicas? Se assim fosse, não teríamos recordes sucessivos do produto interno bruto das nações, amplos acordos comerciais, empregos nas mais diversas áreas e assim por diante.

Será que a causa está falta de esportes? Numa época em que estádios e ginásios vivem lotados, em que a prática de atividades físicas é moda, não se pode pensar em escassez de oportunidades esportivas saudáveis.

Será que a causa está na falta de lazer? Diante de festivais de música, feiras literárias, parques de diversões, museus, centros culturais, passeios ecológicos e tanto mais, seria um contrassenso aceitar essa causa.

Então, diante de tudo isso, onde está a causa de tantos males e sofrimentos da humanidade?

Está no desvio que fizemos, historicamente, da educação, colocando sua finalidade em segundo plano, e substituindo-a pela instrução. Hoje não se pensa em formação do caráter, em aquisição de bons hábitos, em desenvolvimento da ética e da solidariedade. Tudo está voltado para adquirir conhecimentos, pouco importando o que o ser humano vai fazer com esses conhecimentos, se vai propiciar a justiça e a paz, ou se vai procurar apenas a satisfação do seu ego, mesmo que isso venha a prejudicar a coletividade humana.

Nesse contexto, família e escola estão perdidas, tanto quanto um cego em meio a um tiroteio, mais valendo uma coleção de certificados do que ser um homem ou mulher de bem.

Repetindo o que já disse o educador Paulo Freire, se a educação não é a solução de tudo, com certeza a solução passa pela educação, pois é com ela que transformamos as pessoas que, por sua vez, transformarão o mundo.

Eis a causa dos males e sofrimentos da humanidade: a falta de educação, aqui compreendida na sua grande finalidade formativa do ser humano. Enquanto teimarmos em deixar a educação de lado, desconstruída, continuaremos a não conseguir resolver o que nos aflige, agravando os problemas que nos causam tanta dor.

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