A realidade profunda do ser humano

Para entendermos a educação, antes, e de forma prioritária, precisamos entender o ser humano: quem ele é, quais as suas potencialidades, qual o seu destino. A visão que temos sobre o ser humano norteará o processo educacional que desenvolvemos. A educação deve formar o ser humano para ser um ser humano, ou em outras palavras, deve a educação desenvolver todo o potencial existente no ser humano para que este se torne um ser humanizado e espiritualizado. Mas de que ser humano estamos falando? De um animal racional ou de um ser transcendente? Importa antes de mais nada estabelecer o que entendemos por nós mesmos.

São muitas as correntes filosóficas, sociológicas, antropológicas e teológicas sobre o ser humano, mas podemos resumi-las, ou melhor, classificá-las em dois grandes grupos: materialistas e espiritualistas. No primeiro grupo estão todas as correntes de pensamento que consideram o ser humano apenas do ponto de vista biológico, social e cultural entre o nascer e morrer. No segundo grupo estão as correntes de pensamento que consideram o ser humano não apenas do ponto de vista do primeiro grupo, mas também como alma criada por Deus.

Se levamos em consideração a alma, ou espírito, a educação passa a ser algo mais do que a transmissão de conhecimentos, que não se justifica como finalidade mesmo diante do pensamento materialista, pois o ser humano é dotado não apenas de inteligência e da faculdade de aprender, mas igualmente de sentimento e da capacidade de pensar e de progredir.

Somos um complexo psíquico - mente e coração, inteligência e sentimento – que pensa, se emociona, se alegra, se frustra, se relaciona com os outros, utilizando a criatividade, a invenção, o sonho, se impulsionando através de ideais e esforços constantes. Diante disso, a educação não pode se resumir em transmissão e aquisição de conhecimentos.

Partimos, em nosso entendimento, que somos seres dotados de alma, ou seja, somos uma alma, e, portanto, necessitados de desenvolvimento intelectual ao mesmo tempo que desenvolvimento moral e espiritual.

É de se lamentar ver as gerações jovens receberem muita instrução sobre todas as coisas, quer na família e principalmente na escola, mas serem totalmente desorientados e mesmo ignorantes sobre a realidade mais profunda do ser e da vida. Terem especialização técnica voltada para uma profissão, mas não saberem se relacionar de forma equilibrada e saudável com os outros seres humanos e com o mundo em que vivem.

O espetáculo que temos à frente é uma frustração generalizada sobre o ensino, tanto por parte dos jovens quanto dos adultos, todos não preparados e não conscientes dos seus direitos fundamentais e do seu potencial espiritual.

As escolas ensinam muitas coisas, o tempo todo, abarrotando professores e alunos de tarefas de estudo, sem lhes dar tempo para pensar, meditar, refletir, elaborar por si mesmos, a essência da educação, por isso vemos levas e mais levas de seres humanos entrarem na sociedade despreparados para a vida, para formarem uma família que saberá promover a educação dos seus filhos, que saberão promover uma sociedade justa e pacífica, que saberá promover uma escola humanizada, porque todos saberão verdadeiramente o que é a educação e sua finalidade.

Tudo está interligado. Uma teia ou rede complexa como o é a vida humana.

Do entendimento espiritual do ser humano e da vida surgirá a educação ideal que necessitamos. Não vemos outro caminho para a renovação moral da Humanidade.

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