Copa do mundo do desenvolvimento humano

Aproveitando a realização este ano de mais uma Copa do Mundo de Futebol Masculino, reunindo seleções de vários países representando todos os continentes, e que teve brilhante vitória da Argentina (merecidamente) – infelizmente o Brasil foi mais uma vez desclassificado nas quartas de final –, imaginemos que, na verdade, tenha sido realizada a Copa do Mundo do Desenvolvimento Humano, ou seja, que os países participantes da copa de futebol fossem classificados de acordo com os índices apresentados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Atualmente o Brasil ocupa a posição 87 num total de 191 países e, em comparação com a classificação dos países presentes na copa do mundo de futebol, estaríamos desclassificados já nas oitavas de final.

Façamos algumas comparações. A expectativa de vida em nosso país é de 72,8 anos, ou seja, em média conseguimos viver até perto dos 73 anos. A Suíça, que foi nossa adversária na fase de grupos, possui expectativa média de vida de 83 anos. Os suíços vivem 10 anos a mais do que nós brasileiros, isso porque se alimentam melhor, cuidam melhor da saúde e possuem índice de violência muito menor que aqui no Brasil, entre outros fatores de relevância para uma vida melhor.

Vejamos agora outro índice. Aqui no Brasil estudamos em média 8 anos, ou seja, dedicamos esse tempo para a vida escolar e formação técnico-profissional. Os demais países que disputaram a copa do mundo de futebol apresentam média de 12 anos de escolaridade dos seus cidadãos, com destaque para os países europeus e asiáticos. Perdemos feio, não é mesmo?

A conclusão é fácil: se levássemos em conta apenas o índice de desenvolvimento humano, não teríamos chance de levantar a taça de campeão.

Ainda bem que isto é apenas uma simulação e que no futebol as coisas são diferentes, afinal já levantamos cinco taças, somos pentacampeões! E mantemos, a cada quatro anos, a esperança renovada de um novo grito de campeão!

Voltando ao índice de desenvolvimento humano, notemos que nossa posição no ranking da Organização das Nações Unidas é bem ruim. Estamos no meio da tabela. 86 países estão à nossa frente. Temos muito que evoluir, que melhorar. Ainda estamos às voltas com a injustiça social, a miséria, a violência, a corrupção, o mal atendimento na saúde, o sucateamento da educação, entre outras coisas que conhecemos muito bem, pois fazem parte do nosso cotidiano e estão em destaque nos meios de comunicação.

Dizem que o futebol é a diversão do povo, é, pelo menos, nossa distração diante de tantos problemas. Não temos dúvida que o futebol é o esporte paixão nacional do brasileiro, mas essa paixão não pode ser remédio paliativo, verdadeiro analgésico, anestesiando a população para os verdadeiros problemas a serem enfrentados.

Não podemos ficar assistindo sair governo, entrar governo, renovar-se o congresso, tudo isso com o nosso voto, com a nossa escolha, e nada mudar, continuando a velha política do toma lá, dá cá. E a saúde, a educação, o transporte, a habitação, o saneamento básico, a segurança pública, a justiça para todos, a preservação do meio ambiente, o respeito aos direitos humanos, como ficam?

Precisamos melhorar o nosso Brasil, tarefa urgente de médio e longo prazo, mas que não pode mais receber adiamento.

Para isso temos que rever a educação e priorizá-la. Enquanto não fizermos isso vamos continuar a assistir derrota sobre derrota na copa do mundo do desenvolvimento humano, e o grito de campeão ficará muito distante da nossa esperança renovada de quatro em quatro anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo