Está em todo lugar...

Uma sigla tem caracterizado o mundo corporativo, pelo menos das grandes empresas, a qual você já deve ter visto em algum lugar: ESG. Ela significa, em português, meio ambiente, sustentabilidade e governança, mostrando o quanto a empresa possui preocupações e ações de conservação da natureza, de manejo de recursos sem depredar o planeta, de quanto sua administração é humanizada. Existem vários parâmetros para definir o nível de ESG, de comprometimento com metas e práticas saudáveis tanto para a natureza planetária quanto para a sociedade humana.

É um movimento muito importante, embora saibamos que nem sempre o comprometimento com a ESG signifique, de fato, ações concretas compatíveis com as necessidade humanas e planetárias, de acordo com a capacidade que a empresa possui. É fato, igualmente, que esse movimento está longe de alcançar todos os países e todas as empresas, principalmente as de porte médio e os pequenos empreendedores, mas representa um passo importante para melhorar o que podemos chamar de consciência ecológica, ou ambiental, dos empresários e seus colaboradores.

Para termos uma ideia da importância desse movimento, basta olharmos para a questão, bastante preocupante, do plástico, que se espalha pelo mundo como lixo tóxico e não degradável. De forma geral o plástico leva até 400 anos para se desfazer na natureza, com o agravante que muitos plásticos, pela sua composição química, nem são recicláveis, ou seja, não há o que fazer com eles.

Verdadeiras ilhas de lixo plástico estão se espalhando e movimentando pelos oceanos. Praias inteiras já foram interditadas, mundo afora, por causa do acúmulo de lixo, representado principalmente pelo plástico.

E você sabia que, pouco a pouco, o plástico se fragmenta nos oceanos, tornando-se microplástico, pedaços muito pequenos de plásticos que são ingeridos pelos seres matinhos, e também por nós seres humanos, causando efeitos tóxicos e levando à morte mais cedo até mesmo os corais?

Nosso olhar para a energia limpa, a reciclagem e a substituição do plástico por outros elementos mais naturais, biodegradáveis, deve nos levar a práticas, a ações concretas de preservação do meio ambiente e da vida em todas as suas manifestações. E a questão não está restrita ao plástico, que aqui damos como exemplo.

Se o movimento das empresas em torno da ESG é importante, ainda mais seria o movimento das famílias e das escolas, assim como dos serviços públicos, para essa questão. Destacamos a família e a escola por serem dois institutos sociais de relevância, responsáveis pela formação das novas gerações através da educação, que não podem deixar em segundo plano o despertar das consciências para o que hoje se denomina educação ambiental. O hoje e o amanhã, o agora e o depois da humanidade, está nas mãos das crianças e dos jovens, que, por sua vez, estão nas nossas mãos, os educadores.

É triste verificar que insistimos numa educação que na verdade é apenas instrução, apenas formação cognitiva para objetivos técnico-profissionais. Os discutidores de plantão, pseudo-pedagogos, se levantarão diante desta nossa afirmação, para contrapor diversos argumentos, mas contra os fatos…

Deixemos de lado discussões ideológicas que levam a coisa nenhuma, mas fazem passar o precioso tempo de vida que temos sem que ações reais realizem qualquer transformação, e voltemo-nos para o meio ambiente, a sustentabilidade e a governança (aquela que visa o bem para todos). Já é tempo de fazermos alguma coisa para reverter a destruição do planeta. Se perdermos a casa que nos dá o abrigo e o sustento, o que haveremos de fazer? Habitar outro planeta? Mas, o que faremos então com ele, com a nova morada?

Voltando ao plástico, constatamos que ele está em todo lugar, mas isso precisa mudar...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo